É já neste sábado, 19 de março, que Fafe voltará a ouvir o barulho dos motores dos carros do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). O WRC Fafe Rally Sprint promete reunir milhares de pessoas na parte final do antigo troço Fafe/Lameirinha, um dos mais míticos da história do Mundial de Ralis.

O Salto da Pereira, o Confurco ou o Salto da Pedra Sentada são locais de culto para os aficionados dos ralis e vão ser o palco de um dia de emoções fortes.

Sébastien Ogier, em Volkswagen Polo R WRC, atual campeão do mundo de ralis, marcará presença no evento pela primeira vez, depois de ter falhado a prova do ano passado devido a uma gripe. No entanto, as novidades não se esgotam no francês Ogier.

A Hyundai, que este ano voltou ao WRC, levará o espanhol Dani Sordo até Fafe, para gáudio dos milhares de espanhóis que têm por hábito deslocar-se ao Rally Sprint. A Citroën contará com os seus dois pilotos principais, Kris Meeke e Mads Østberg. Já a Ford M-Sport contará com Ott Tänak e Elfyn Evans, e Martin Prokop, também ao volante de um Ford, será o único piloto privado com um World Rally Car.

Ricardo Moura ou Pedro Meireles estarão a representar o talento nacional

No que concerne a pilotos nacionais, o atual campeão nacional Ricardo Moura não vai faltar, bem como Pedro Meireles, atual líder do campeonato. Bernardo Sousa, João Barros e Diogo Salvi são outros nomes dos ralis nacionais que percorrerão o troço nortenho. Rui Madeira, antigo campeão mundial de produção e que comemora este ano 25 anos de carreira, é um dos consagrados que não faltarão à chamada, tal como Fernando Peres, José Pedro Fontes ou Vítor Pascoal.

O primeiro carro sai para a estrada às 14h15. A segunda passagem começa às 15h15 e a última, que apura o vencedor, às 16h40. No entanto, a animação começa ainda de madrugada: para arranjar um lugar privilegiado com boa vista para o troço, o melhor é chegar bem cedo.

O evento atrai dezenas de milhar de espetadores vindos de todo o país e também de Espanha, pelo que a organização recomenda as zonas de espetáculo, devidamente monitorizadas.