Esta manhã, em Astana, no Cazaquistão, os 54 países-membros da UEFA aprovaram unanimemente a proposta de criação de uma nova competição a realizar-se a cada ano ímpar, a Liga das Nações.

Fernando Gomes, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que se encontra a representar o país no congresso da UEFA no Cazaquistão, disse, em declarações à imprensa, que esta nova competição surgiu, sobretudo, do “pedido crescente de vários países no sentido de serem encontradas alternativas à realização dos jogos amigáveis” entre seleções, que se realizam atualmente entre os meses de setembro e novembro.

Principais competições da UEFA

Clubes:
– Liga dos Campeões (todos os anos)

– Liga Europa (todos os anos)

– Supertaça Europeia (todos os anos)

Seleções:
– Campeonato Europeu (a cada quatro anos)

Apesar de ainda não haver um modelo bem definido para a realização da prova, o que se sabe até agora é que a proposta passa por separar os vários países em quatro divisões, segundo o seu lugar no ranking de coeficientes da UEFA. Cada uma dessas divisões terá depois vários sub-grupos compostos três ou quatro países.

A Liga das Nações realizar-se-ia em várias fases, com jogos disputados entre setembro e novembro de 2018, e a final já no início do ano seguinte. O presidente da FPF explicou também que, nesta competição, os vencedores das divisões superiores lutariam pelo título de campeão da Liga das Nações, enquanto os vencedores das divisões inferiores poderiam ganhar a hipótese de ir ao “play-off” do Campeonato Europeu de 2020 e, mais tarde, do Campeonato Mundial de 2022.