Os administradores recrutados para as instituições europeias vão desempenhar três funções principais: formulação de políticas, execução operacional e gestão dos recursos. As tarefas podem variar, mas, no geral, prestar apoio na execução das missões propostas pela instituição, produzir e acompanhar planos de ação são exemplos daquilo que podem vir a desempenhar aqueles que conseguirem obter o trabalho.

Os candidatos devem ser nacionais de um estado-membro da União Europeia (UE), licenciados ou a frequentar o último ano da licenciatura (desde que tenham o certificado do curso até ao final do mês de julho), dominar uma das línguas oficiais da UE (inglês, francês ou alemão) e ter conhecimentos satisfatórios de outra.

Para se candidatar a este trabalho não é preciso ter experiência profissional, no entanto, os administradores contratados devem demonstrar potencialidades para evolução na carreira. O salário mínimo indicativo é de 4.349,59 euros. Uma das etapas para garantir o acesso é a realização de testes a nível de raciocínio verbal, numérico e abstrato, a nível situacional e ao nível das línguas.

As candidaturas podem ser feitas pela Internet através do site do EPSO até ao dia 15 de abril (até às 12h de Bruxelas, 11h em Portugal continental).