O segundo dia de Portugal Fashion ficou marcado pelos momentos de chuva, granizo e trovoada que se fizeram sentir um pouco por toda a cidade do Porto. Mas dentro da Alfândega do Porto foram os nomes de Susana Bettencourt, Estelita Mendonça, Katty Xiomara, Diogo Miranda, Teresa Martins e Fátima Lopes que mais alto se ouviram na passerelle principal. Já o espaço Bloom recebeu os nomes de Carla Pontes, Mafalda Fonseca e Carlos Couto.

Os primeiros a desfilarem foram Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, designers revelação que partilharam o momento na passerelle principal.

Susana Bettencourt e Estelita Mendonça

Susana Bettencourt apostou em tons de cinza, pretos de azuis, padrões geométricos e peças que realçam a silhueta feminina. Reinam as saias, os vestidos e as golas largas. A coleção masculina de Estelita Mendonça dá pelo nome de “Nagarjuna” e baseia-se nos volumes, texturas e silhuetas retas. Nos tons reinam as escalas de branco e preto e os azuis. Os materiais transmitiam o vácuo, nomeadamente os plásticos e os tecidos tecnológicos modelados a quente. Os modelos de Estelita Mendonça calçavam sapatos da coleção da marca “Eureka Shoes”.

Espaço Bloom

No espaço que tem por objetivo dar a conhecer os novos designers da cena nacional, marcaram presença Carla Pontes, Mafalda Fonseca e Carlos Couto.

Carla Pontes
O tema da coleção de Carla Pontes é “Leaf”, que faz uma analogia com o seu crescimento enquanto profissional. Nesta coleção abundam os volumes arredondados, as sobreposições, tons claros e cores cruas, a escuridão do azul, bem como as lãs o algodão e os padrões.

Mafalda Fonseca
“W” é o nome da coleção de Mafalda Fonseca e baseia-se no desperdício e na poluição industrial. As peças da designer pretendem recriar a transformação e iluminação da imagem industrial através de elementos bright, elementos refletores, da paleta de cores e dos materiais técnicos, reconstruídos e alterados.

Carlos Couto
“Ecdysis” representa o crescimento, a mudança de pele e representa também a metamorfose e evolução do designer. Por isso, Carlos Couto denominou a sua coleção outono/inverno 2014/15 de “Ecdysis”. Nela brilham os efeitos “snake skin”, os cetins de seda, as sarjas e as peles gravadas.

Katty Xiomara

A designer fez as delícias do público com a sua coleção dois em um. A primeira parte teve uma inovação no que toca ao seu trabalho habitual. Katty Xiomara desenvolveu uma linha para os mais novos, inspirada nas personagens da série “Peanuts”. A “capsule collection” chama-se “Peanuts played by Katty Xiomara” e trouxe a palco Snoopy e Charie Brown, entre outros. Um look vintage e nostálgico que coexistiu com a coleção principal, denominada “Infographic“.

Esta é uma coleção baseada no ambiente urbano, com cores e padrões geométricos. As cores predominantes são o falso branco, o preto, azul escuro, o caramelo e também o amarelo-torrado e o vermelho carmim.

Diogo Miranda

Esta coleção revela a identidade do designer. Destina-se a mulheres com personalidade forte e que se destacam naturalmente. Os materiais usados são tecidos estruturados, bem como texturas leves e cores fortes, para criar cinturas marcadas e delicadas e formas amplas, como se a mulher dos anos 50 se fundisse com a mulher da atualidade.

TM Collection by Teresa Martins

A coleção de Teresa Martins, “Alma Mater a mãe que alimenta ou nutre“, inspira-se no nosso país e no imaginário popular português. Com uma visão romântica, este desfile criou o momento que mais animou o público. Percussão, saxofone e voz foram tocados ao vivo durante todo o desfile, tendo entrado um rancho folclórico na passerelle, no final.

Esta coleção recorreu à filigrana, às estampagens e aos bordados tradicionais e usou-os em peças confortáveis aptas para o dia-a-dia. Os tecidos usados são os algodões, a lã tecida em teares manuais, as sedas e jerseys. Nas cores reinam a prata, o ouro, o charcoal, o preto, líquen, moss, marone e branco.

Fátima Lopes

Fátima Lopes fechou o dia de desfiles com uma coleção inspirada na natureza. “Ad Naturam” é composta por peças arredondadas e estruturadas, com volume e grande feminilidade. Os tons eleitos são os tons de terra e nude, azuis intensos e pretos, verde água e verde metálico. Quanto aos materiais, a escolha recaiu na lã, caxemira, tartan, musseline e voile.