O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) publicou, recentemente, um documento que revela a solicitação da Apple pela ferramenta de “transparent texting”.

Com o recurso a uma aplicação, os utilizadores serão capazes de sentir que estão a escrever numa “janela aberta”: a câmara do aparelho irá transmitir as imagens que serão exibidas como fundo de ecrã. “As imagens do vídeo representam a visão que os utilizadores teriam se a tela do aparelho fosse transparente”, explica a Apple na descrição da patente.

A gigante norte-americana justifica a utilização da tecnologia de modo a que “os utilizadores fiquem menos propensos a colidir ou tropeçar num objeto enquanto trocam mensagens de texto”.

Inovação já vista

Apesar deste pedido de patente aprovado, a tecnologia que a Apple vê registada não é algo nunca antes visto. Os sistemas operativos Android já possuíam ferramentas semelhantes que reproduzem esta função, como a “Walk ‘n Text” e a “Type ‘n Walk”, aplicação desenvolvida há quase cinco anos, com o mesmo objetivo: permitir que as pessoas andassem e digitassem mensagens em simultâneo.

As mensagens serão apresentadas sobre a paisagem captada pela câmara em tempo real. Os “balões de texto” também conquistam transparência, ficando apenas o texto opaco para permitir a leitura e visualização sem dificuldades das mensagens. A descrição da tecnologia prevê ainda a existência de um botão para ativar a aplicação.

Atribuída a Stephen Payne, o processo de registo da patente iniciou-se ainda em setembro de 2012. Não há informação se a Apple pretende implementar a ideia na próxima versão do iOS.


Imagem 1: Protótipo da tecnologia patenteada pela Apple (Divulgação/USPTO)