A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) celebra, em 2014, um século de existência. Fundado a 31 de março de 1914 e presidido, no primeiro mandato, por Sá e Oliveira, entre 1914 e 1922, o organismo foi criado pelas três associações regionais então existentes: Lisboa, Portalegre e Porto. A União Portuguesa de Futebol (UPF) foi a antecessora da atual FPF, que ganhou esta denominação no Congresso Extraordinário de 28 de maio de 1926.

Nos primeiros anos de existência, a UPF apenas organizou alguns encontros entre as seleções de Lisboa e Porto, tendo apresentado também a candidatura de Portugal à FIFA. Esta proposta foi aceite no XII Congresso da FIFA, organizado em Genebra, em maio de 1923, a partir do qual Portugal passou a ser um membro efetivo daquele organismo. A FPF tem ganho maior destaque nas últimas duas décadas, nas lideranças de Gilberto Madaíl (1996 – 2011) e Fernando Gomes (2011 até ao presente). A organização do Euro 2004, a que se juntaram resultados muito positivos ao nível das seleções nacionais nas grandes competições, fizeram com que a FPF tenha aumentado a sua notoriedade no seio do futebol internacional.

Final da Liga dos Campeões é o ponto alto do 100.º aniversário

As comemorações começam nesta segunda-feira, 31 de março, com a apresentação das atividades previstas durante um ano. O ponto alto do plano é a final da Liga dos Campeões, que se realizará no Estádio da Luz, a 24 de maio. A Liga dos Campeões feminina também se realizará em Lisboa, a 22 de maio.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, anunciou que o Presidente da República, Cavaco Silva, vai dirigir as iniciativas, sendo a de maior destaque o jogo Portugal x Grécia, no dia 31 de maio, no Estádio Nacional (Jamor). Este é o jogo do centenário e será o último de preparação em solo luso antes do Campeonato do Mundo do Brasil.

A Taça de Portugal terá uma especial incidência, pelo facto de comemorar 75 anos, e homenageará algumas figuras da competição com minutos da transmissão “a preto e branco”. O líder da FPF revelou ainda que as obras da Cidade do Futebol, que se iniciam em janeiro de 2015, estarão concluídas em abril de 2016.

Importa destacar ainda que Vítor Baía e Jesualdo Ferreira ingressarão na FPF para fazer parte da Comissão Organizadora do Centenário, tendo anunciado o lançamento de um prémio anual, “Quinas de Ouro”, que irá homenagear aqueles que mais se destacarem na modalidade.