A tradição é antiga, mas não envelhece. Na Internet, o dia 1 de abril não passou despercebido e vários sites enganaram os utilizadores mais distraídos. No único dia do ano em que as mentiras não são mal vistas, o JornalismoPortoNet (JPN) reuniu as mais divertidas, as mais credíveis, as mais elaboradas e as mais irreais.

Em Portugal, o desporto foi alvo privilegiado e o jornal A Bola não deixou escapar a ocasião. Na capa do desportivo pode ler-se “Bruno de Carvalho e Pinto da Costa jantam em Fátima e fazem as pazes”, uma “Última Hora” difícil de não reparar, mas também difícil de acreditar.

Alguns clubes de futebol quiserem, da mesma forma, aproveitar o dia e o Clube Desportivo Feirense anunciou que Cristiano Ronaldo vai investir 80 milhões de euros no clube de Santa Maria da Feira. “Estou a cumprir um sonho ao ajudar este grande clube a crescer ainda mais” foram as declarações do jogador no final de uma reunião de negócios que, nesta quarta-feira, não terá existido.

Ainda em Portugal, a revista Exame Informática começou o dia a noticiar a ida do primeiro astronauta português à Lua. O mais céticos terão desconfiado da existência de “Tonico dos Porcos” que, no vaivém Shenzhou, prometeu “levar o nome de Brasfemes para a estratosfera”.

Como em todos os anos, o Dia das Mentiras não deixou escapar o mundo da música. Desta vez, o portal Palco Principal quis fazer acreditar que Miley Cyrus teria sido raptada “por pais insatisfeitos à saída de um concerto no Canadá”. De acordo com a página, a cantora terá sido obrigada a usar “roupa não reveladora” e a parar com os “movimentos de twerking“. Naturalmente, um exclusivo do Palco Principal.

A tendência fez a mentira

Todos os anos, a imaginação no dia 1 de abril é influenciada pelo que esteve nas bocas do mundo ao longo dos meses anteriores. Se alguns se lembraram de inventar notícias sobre a polémica Miley Cyrus, também a famosa selfie, palavra do ano de 2013, não passou despercebida.

O jornal Metro, do Reino Unido, anunciou que o Governo britânico está a planear banir os populares autorretratos digitais. O extenso artigo, que até inclui uma infografia, terá alegrado os que se incomodam com a moda das selfies, mas poucos terão acreditado que proibir um tipo de fotografias seja prioridade governamental.

A tendência foi ainda alvo de uma partida da Google. A empresa que todos os anos surpreende (relembre-se o Google Nose, em 2013), lançou um novo produto em especial para a data: o Gmail Shelfie. A empresa anunciou ter criado uma opção que permite que os utilizadores partilhem a imagem de fundo do Gmail com os seus contactos. Esta imagem, claro, trata-se de uma selfie.

Uma mentira nem sempre é suficiente

O “Gmail Shelfie” não foi a única surpresa que a Google preparou para o Dia das Mentiras. A gigante da Internet publicou um vídeo onde explica que vai oferecer um serviço que complementa o Google Chrome nos smartphones, permitindo traduzir texto em… emoticons. A ideia da empresa é substituir a maior parte das palavras por caras sorridentes e bonecos expressivos. Resultaria se fosse verdade?

A rede social da Google também foi alvo de uma inovação imaginária. Chama-se Auto Awesome Photobombs e permite pôr celebridades em qualquer fotografia de forma automática. A ideia é tornar mais divertida uma fotografia normal e, numa fase inicial da invenção, é David Hasselhoff quem tem a honra de se infiltrar em qualquer imagem (ver imagem principal).

Ainda sobre a Google, um dos enganos que mais chamou a atenção dos utilizadores foi o Desafio Pokemon. Como tem sido hábito na empresa, as partidas nem sempre são sinónimo de mentira. Quem acedeu ao Google Maps nas versões iOS e Android pôde, de facto, procurar e apanhar alguns dos 150 pokemons espalhados pelo mapa virtual.