Depois de ter sido distinguida, em 2012 e 2014, como Melhor Destino Europeu, a cidade do Porto tem recebido, desde então, inúmeras classificações em rankings que vão de A a Z, desde os vinhos aos hotéis. O mais recente top do jornal britânico “The Telegraph”, classifica o Porto como a 15.ª cidade do mundo onde melhor se vive.

É a hospitalidade que leva o jornal a avaliar a Invicta e o Norte como a melhor zona de Portugal, mas continua a ser o vinho do Porto o que mais atenção atrai para a cidade e que a valoriza face à arquitetura de Lisboa. Os vinhos, as vinhas e a culinária do Douro já foram várias vezes elogiadas pelo “The Telegraph”, que, frequentemente, realiza guias sobre a cidade.

Na elite da “boa vida”, surge, em primeiro lugar, Andaluzia, em Espanha, num ranking que dá preferência a cidades europeias, como Parma, em Itália (quarto lugar), Paris (em quinto) e Amesterdão (13.º).

Porto é mais do que o “Melhor Destino Europeu”

Foi no início deste ano que o Porto foi considerado “Melhor Destino Europeu” pelo European Travellers Choice, da organização independente Europeans Consumers Choice. Mas, só em 2014, o Porto já chegou quatro vezes a tops de várias categorias. Foi considerado uma das dez cidades com melhor café no mundo, pelo Condé Nast Traveller; levou a Universidade do Porto às 200 melhores do mundo, de acordo com a Quacquarelli Symonds, e ainda foi classificado, pelo motor de busca Trivago, como a 25.ª cidade no mundo com melhor reputação hoteleira.