A Europa está a organizar um debate em Bruxelas para definir novas leis para a Internet, relacionadas com os hábitos online dos consumidores e com a capacidade destes para pagar o seu acesso à Internet.

Nesta quinta-feira, 3 de abril, a questão da neutralidade da Internet vai ser discutida com o objetivo de tornar o acesso a conteúdos o mais semelhante possível, seja para ouvir uma música ou ler uma página online. A questão centra-se em saber quem paga e quanto para, por exemplo, ver um vídeo em alta definição.

Contudo, a discussão promovida pelas autoridades europeias tem gerado muita polémica entre os fornecedores de Internet, como a Vodafone, as grandes empresas da web, como a Google, e até entre empresas mais pequenas, como o Spotify e os defensores dos direitos dos consumidores da União Europeia.

Segundo o The New York Times, muitas das empresas de telecomunicações europeias estão a começar a forçar acordos com empresas como o Spotify e Facebook, com o objetivo de fornecer acesso ilimitado a estes serviços, como parte do seu contrato mensal. Os representantes do Google e da Microsoft, tal como outras grandes companhias norte-americanas, negaram-se a prestar qualquer declaração devido à sensibilidade do assunto.