Se costuma usar a Avenida da Boavista durante as suas deslocações de carro, tenha cuidado porque, a partir de segunda-feira, 7 de abril, vai ter que tomar algumas precauções. É que a Câmara Municipal do Porto (CMPorto) anunciou, em comunicado, que a avenida volta a estar em obras. É a terceira fase de requalificação que o troço recebe e desta vez, entre as ruas de Agramonte e Guerra Junqueiro.

“O trânsito será cortado nas três faixas correspondentes ao sentido Foz – rotunda da Boavista”, pode ler-se no comunicado. No entanto, mantém-se “nos dois sentidos nas duas faixas de rodagem mais à direita, correspondentes ao sentido rotunda da Boavista – Foz”.

Depois de requalificado o troço que liga a Praça Mouzinho de Albuquerque e a Rua de Agramonte e esta à Rua da Meditação, as obras continuam, mas a circulação de trânsito está garantida nos dois sentidos, já que “vai ser realizada em meias faixas”.

O trabalho de requalificação passa pelo “levantamento dos pavimentos existentes, substituição das redes de águas pluviais, águas residuais e de abastecimento de águas, instalação de redes de telecomunicações e substituição das atuais redes de baixa e média tensão”. Além disso, a autarquia pretende instalar novos semáforos e um novo sistema de iluminação, bem como enterrar contentores para a recolha de resíduos.

Depois desta requalificação, seguem mais três fases de beneficiação: primeiro entre Guerra Junqueiro e António Cardoso, depois entre António Cardoso e Bessa Leite e por fim, entre Bessa Leite e O Primeiro de Janeiro. De acordo com o município, “a conclusão de todas estas fases acontecerá no decorrer do ano de 2015, ficando então a Avenida da Boavista totalmente requalificada”.