Este Mundial, tal como o de 1934, esteve envolvido em questões políticas. Estávamos a um ano da II Guerra Mundial mas já se notava tensão entre alguns países. Alemanha e Itália foram seleções contestadas devido aos regimes políticos mas participaram na competição. A Espanha não chegou a deslocar-se para França por se encontrar em Guerra Civil.

O caso mais notório foi o da seleção austríaca. Antes do Campeonato do Mundo começar a Áustria foi anexada pela Alemanha e já não participou. O elenco do Mundial de 1938 passou de 16 para 15 seleções. Alguns jogadores austríacos chegaram, inclusive, a jogar pela seleção germânica.

O França 38 decorreu nos mesmos moldes que o último mundial, sistema de “mata-mata” com 16 países depois da fase de eliminatórias. E neste sistema, o título voltou a cair para a “squadra azzurra”.

Vittorio Pozzo x2

A Itália venceu o Mundial de forma consecutiva e o timoneiro da seleção foi Vittorio Pozzo. O selecionador italiano é ainda hoje o único selecionador a ser bicampeão do mundo. Da seleção de 1934 apenas 4 jogadores repetiram o feito, sendo os nomes mais sonantes, Giuseppe Meazza e Giovanni Ferrari.

A “squadra azzurra” iniciou a defesa do título frente à Noruega e só no prolongamento conseguiu o golo que deu o apuramento. Piola foi o autor do golo. O mesmo Piola foi o autor de dois golos nos quartos de final na vitória sobre a França, a anfitriã, por 3-1. Facto curioso: Como as duas seleções alinhavam de branco, neste jogo, a Itália vestiu de negro por ordem de Benito Mussolini, como referência ao fascismo.

Pela primeira vez um anfitrião fora eliminado de um Mundial e a Itália seguia caminho. Brasil seria o próximo passo. Os “canarinhos” superaram Polónia por 6-5 e Checoslováquia por 3-2 no jogo de desempate. Na seleção brasileira destaque para Leonidas que foi o melhor marcador do torneio com sete golos. Mas para espanto geral, o selecionador brasileiro não colocou o avançado no 11 titular. Resultado? 2-1 a favor dos italianos.

As estreias nesta edição

Foram duas as seleções que se estrearam neste Mundial: Cuba e Índias Orientais Holandesas (agora Indonésia). Cuba conseguiu passar uma eliminatória mas foi goleado por 8-0 nos Quartos-de-final pela Suécia. As Índias Orientais Holandesas foram eliminadas no primeiro jogo com uma derrota por 6-0.

Na outra meia final encontraram-se Hungria e Suécia. Quer uma quer outra seleção apresentavam-se com números impressionantes quer de golos marcados quer sofridos. Ambas as seleções com oito golos marcados e 0 sofridos. Referência à Suécia que apenas jogou um jogo devido à desistência da Áustria e nos quartos de final venceu 8-0 Cuba.

O jogo acabou por ser muito desequilibrado com os Húngaros a imporem uma derrota por 5-1. Hungria estava na sua primeira final de Mundial e iria defrontar os campeões do Mundo em Paris.
Previa-se um grande jogo entre o melhor ataque e defesa da prova, a Hungria, e os Italianos de Pozzo. Os italianos voltaram a ser mais fortes e venceram por 4-2. Apesar de Piola e Colaussi terem bisado, a estrela foi Giuseppe Meazza que esteve em 3 dos 4 golos dos transalpinos.

A seleção de 1938 ficou até conhecida pela seleção de Ferrari e Meazza, alusão às duas grandes estrelas que já em 1934 tinham chegado ao topo dos troféus mundiais. Até 2014 apenas o Brasil conseguiu um bicampeonato, 1958 e 1962.