Jackie Chan já participou em mais de 100 filmes e comemora esta segunda-feira, 7 de abril, 60 anos. É considerado o maior ator oriental mas a carreira no cinema não se ficou pela representação: Jackie Chan é também realizador e cantor.

A carreira do ator começou cedo: aos sete anos entrou na Escola de Ópera de Pequim. Foi nessa altura que o jovem Chan descobriu o talento para artes marciais e acrobacias. Foi com os melhores alunos da escola que fez a primeira performance pública, com um grupo que se chamava Seven Little Fortunes.

Algum tempo depois foi convidado para participar num filme, onde participou como duplo. Este foi o primeiro passo para a carreira de sucesso que Jackie Chan construiu. Chan destacou-se dos restantes atores e passou a ser a ser convidado para vários filmes. Assim começou o sucesso na China.

Jackie Chan em família

Em 2003 foi lançado o documentário “Traces of a Dragon: Jackie Chan and his lost family”. O documentário mostra algumas curiosidades sobre a família Chan. O ator ajudou na produção do filme que contou com Mabel Cheung como diretora.

Nos primeiros 20 filmes em que participou, Jackie Chan apenas fez papeis secundários ou como figurante. A partir de 1980, no entanto, começou a participar como personagem principal na maioria dos filmes.

Oito anos após o início do sucesso, Chan fundou uma instituição de caridade. A “Jackie Chan Charitable Foundation” financia programas de caridade a crianças em vários países e para vários programas sociais. Financia ainda bolsas de estudos para crianças com dificuldades e atores que sofreram lesões durante as filmagens de filmes.

A música também faz parte da vida do chinês: já lançou mais de 20 álbuns em várias línguas, como coreano, mandarim, japonês e inglês. Estes álbuns alcançaram o sucesso no continente asiático e as músicas foram usadas em alguns filmes que já participou.

Os filmes de artes marciais levaram Jackie Chan a conseguir uma estrela no Walk of Fame, em Hollywood Boulevard no ano de 2002. Com uma carreira de sucesso e alguns ossos partidos, Jackie Chan encara esses acidentes como ossos do ofício.