A Associação de Estudantes da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (AEESEIG), em colaboração com a direção da Escola, organiza a segunda edição da EXPO ESEIG, na semana de 7 a 11 de abril, em Vila do Conde.

No âmbito do papel do Ensino Superior, em paralelo com as reais necessidades do mercado de trabalho, a AEESEIG pretende promover, junto dos estudantes, “uma experiência única que se manifesta pelo desenvolvimento de novas capacidades empreendedoras face ao mercado de trabalho”.

Heitor Luzio, presidente da AEESEIG, destaca a “atividade de caráter cultural e pedagógico”, gratuita para “todos os alunos, docentes e externos à ESEIG”. Luzio conta que “o principal objetivo da realização desta Expo é a abordagem a assuntos e temas transversais a todas as áreas de estudo na ESEIG“, com especial incidência sobre empregabilidade e empreendedorismo.

Os estudantes poderão estabelecer contacto com várias entidades empresariais, de áreas distintas, que vão estar presentes para expor aos alunos a realidade do mercado de trabalho e o que podem esperar na fase de recrutamento, isto é, o que as empresas tomam em consideração na hora de contratar.

No dia 9 de abril, os participantes poderão conhecer a realidade de quatro ex-alunos da Escola, que darão uma palestra para falarem sobre “o seu percurso académico, as dificuldades que encontraram quando terminaram o curso e de que forma transferiram os conhecimentos adquiridos para o mundo do trabalho”.

Quem estiver interessado em participar e consultar o programa para cada dia da semana pode fazê-lo aqui.

O balanço da primeira edição

No ano passado, na primeira edição da EXPO ESEIG, alguns alunos estabeleceram contactos com algumas empresas e até tiveram a oportunidade de ir a entrevistas. Porém, a edição deste ano conta com ainda mais empresas, o que faz com que Heitor Luzio acredite que mais alunos consigam entrevistas para um futuro posto de trabalho.

O presidente da AEESEIG recorda a primeira edição como um “processo de experimentação” e garante que a edição deste ano resulta do aproveitamento do que de melhor aconteceu no ano anterior e da correção do que não correu tão bem.