Chama-se “National Geographic Traveler: Photo Contest” e, como o nome indica, é um concurso que procura as melhores fotografias de viagem. A competição já vai na 26ª edição e as inscrições já estão abertas.

“Agarre no poder da fotografia e partilhe connosco as suas melhores experiências de viagem à volta do globo” (“Harness the power of photography and share your stunning travel experiences from around the globe with us”). É desta forma que a reconhecida publicação se dirige ao público na página oficial do concurso.

Até 30 de junho, os participantes podem enviar fotografias que se enquadrem nas categorias “Travel Portraits”, “Outdoor Scenes”, “Sense of Place” e ainda “Spontaneous Moments”. Os interessados podem enviar mais do que uma fotografia. Para isso, devem submeter a sua inscrição, a qual inclui uma taxa de 15 dólares por imagem.

O júri vai escolher três vencedores e os nomes serão revelados online no final do mês de julho. O vencedor do primeiro prémio ganha uma expedição de oito dias para duas pessoas no Alaska, a bordo de um dos navios da National Geographic, a oportunidade de ver a sua fotografia publicada nas edições de dezembro e janeiro da revista e ainda a subscrição gratuita da publicação durante um ano.

Na edição anterior, o concurso recebeu mais de 15 mil fotografias de todo o mundo. O vencedor foi o fotógrafo brasileiro Wagner Araújo com a fotografia capturada em Manaus, durante uma competição de aquatlo.