No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde decidiu atribuir a José Agostinho Marques o Grau Ouro da Medalha de Serviços Distintos. A Medalha foi entregue hoje pelo Ministro da tutela Paulo Macedo, em cerimónia que decorreu nas instalações do Infarmed, em Lisboa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o atual diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) fez-se notar pela “intervenção pública ao serviço da saúde dos portugueses, nos mais variados fóruns”. José Agostinho Marques e a sua equipa “consolidaram a parceria privilegiada com o CHSJ como hospital nuclear da região”

Para além de ser diretor da FMUP desde 2007, José Agostinho Marques é também Diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de São João e membro fundador da Fundação Portuguesa do Pulmão, da qual é Presidente do Conselho Geral.

As Medalhas de Serviços Distintos são atribuídas a “pessoas e organizações que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à Saúde Pública ou à Assistência Social”, de acordo com o Ministério.

Anteriormente esta condecoração tinha sido atribuída a personalidades como Jorge Sampaio e Leonor Beleza, ou a instituições como o Hospital de São João e a Direção-Geral de Saúde.