São 40 as bolsas de doutoramento financiadas pela FCT, em parceria com o Programa MIT Portugal, e estão distribuídas por quatro áreas académicas: Sistemas de Bioengenharia, Engenharia de Conceção e Sistemas Avançados de Produção – Líderes para a Indústria Tecnológica, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes. Os interessados devem candidatar-se online até às 17h do dia 15 de abril.

Como esclareceu Sílvia Castro, diretora de comunicação do Programa MIT Portugal, ao JPN “as bolsas são atribuídas segundo o regulamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e têm o mesmo valor que as bolsas atribuídas diretamente pela fundação”. Ou seja, o valor-base mensal de cada bolsa é de 980 euros em Portugal e de 1710 euros no estrangeiro.

O concurso está aberto a cidadãos portugueses ou de outros estados-membros da União Europeia (com residência permanente em Portugal), que sejam licenciados ou mestres nas áreas designadas pelo Programa MIT Portugal.

Segundo o Edital do concurso, entre os parâmetros de avaliação dos bolseiros estão o mérito e a motivação, e o candidato deve apresentar uma carta de motivação na qual explica as razões pelas quais pretende ingressar no curso. O domínio do inglês é também um dos critérios de desempate, sendo dada preferência aos candidatos que apresentarem bons resultados no “GRE General Test” (exame geral do Graduate Record Examination).

De acordo com Sílvia Castro, “será avaliado o currículo, a carta de motivação, as classificações dos graus académicos que (o candidato) possui à data e as cartas de referência de pelo menos duas pessoas diferentes”. As candidaturas deverão ser submetidas pelo website do Programa MIT Portugal, sendo que só serão aceites as candidaturas submetidas através do formulário presente no site.