Se está com necessidade de saber como está a sua saúde, aproveite a oportunidade. Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a realizar rastreios de hipertensão e diabetes gratuitos para a população do Porto.

A iniciativa decorre quarta-feira e quinta-feira, 9 e 10 de abril, na Praça dos Leões e sexta-feira, 11 de abril, no Bairro do Cerco. Tanto num sítio como no outro, os rastreios acontecem entre as 10h e as 13h, e as 14h e as 16h.

A propósito do Dia Mundial da Saúde, que se celebrou no dia 7 de abril, os estudantes da FMUP dedicam a semana à sensibilização da comunidade. Intitulada “Semana da Saúde e Bem-Estar”, o principal objetivo da ação é “possibilitar o contacto entre os estudantes de Medicina e a comunidade”, de modo a “sensibilizar a população para a importância de adotar estilos de vida saudáveis”, refere Francisco Silva, presidente da Associação de Estudantes da FMUP, em comunicado.

A hipertensão arterial e a diabetes são dois fatores de risco para a patologia cardiovascular responsáveis por 40% dos óbitos em Portugal. Na iniciativa, idealizada pelo Departamento de Ação Comunitária da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), participam cerca de cem estudantes.