Este é já o segundo Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH) realizado na Universidade do Porto (UP), desde a realização do primeiro destes certames, em Coimbra, em 2005. Originalmente promovido por alunos da licenciatura de História, a ideia foi a de obter uma plataforma para divulgação e discussão da disciplina.

Filipe Magalhães, da organização, reconhece que, “para o público em geral, talvez seja difícil pensar na História como algo que gere debate”, mas, no entanto, aponta o exemplo de aulas em que “a discussão de temas é acesa”.

O tema da diversidade da disciplina foi o fio comum das intervenções na sessão de abertura do ENEH 2014, na Faculdade de Letras da UP (FLUP). Amélia Polónia, professora, falou numa “diversidade de perspetivas” a explorar entre as diversas academias, sendo que “não se limitam à diferença entre os diversos planos curriculares”.

Já Luís Carlos Amaral, vice-diretor da FLUP, realçou a grande oportunidade que este evento representa como uma colmatação de uma certa falta na área de “espaços de exposição de investigação e de troca de ideias”.

O programa do evento pode ser consultado aqui, e, embora os painéis sejam mais orientados para estudiosos da área de História, a organização convida a academia em geral a participar em iniciativas como a visita à cidade, o quiz de História, no dia 10 de abril, ou a mesa-redonda no último dia, que terá um tema mais abrangente. A realização deste evento foi precedida de uma chamada para papers, os quais serão compilados num e-book a ser publicado no último dia do ENEH.