Nascido em 1867, em Wiscosin, Frank cedo enfrentou as responsabilidades familiares, após o divórcio dos seus pais quando tinha 14 anos. Depois da separação nunca mais vira o pai e mudou o seu nome do meio de Lincoln para Lloyd. Lincoln era o nome que tinha passado do pai para si.

Cinco anos mais tarde entrou para a Universidade Wiscosin-Madison como estudante especial de Engenharia, frequentou dois semestres de aulas e estagiou em Engenharia Civil. No ano seguinte saiu da universidade sem terminar o curso e foi para Chicago onde se juntou a um escritório de Arquitetura, Joseph Lyman Silsbee. Um ano volvido e novo rumo, troca de escritório – Adler & Sullivan – como aprendiz de Louis Sullivan.

O casamento que aumentou o estatuto

Casou em 1889 com Catherine Lee Tobin e construiu a primeira casa para viver com a sua mulher em Illinois, Oak Park. O casamento aumentou-lhe o estatuto social, por causa da esposa ser filha de um homem de negócios muito rico.

O seu estatuto aumentou e dentro do escritório ficou responsável por todo o trabalho residencial da empresa e, às escondidas, começou a fazer trabalhos particulares. Em 1893, Sullivan descobre e Frank Lloyd Wright é despedido. A partir começa a desenhar a sua história individual. Monta um escritório seu, as obras vão aumentando e a dimensão destas também.

Arquitetura Orgânica

Frank Lloyd Wright teve nas suas obras o principal objetivo de harmonizar o edifício com o meio envolvente – criou assim um novo estilo de arquitetura orgânica. O arquiteto estava convicto que os edifícios influenciam as pessoas que lá moram ou trabalham e sendo assim, funciona como um modelador de homens.

A Casa da Cascata é um dos exemplos máximos da Arquitetura Orgânica, situada em Pittsburgh. Neste edifício podem ser ouvidas quedas de água vindas do exterior, transmitindo um clima de calma e tranquilidade.

Este projeto surgiu da vontade de um bem-sucedido homem de negócios, o senhor Edgar Kaufmann, reconstruir uma propriedade de quedas de águas e cabanas que se estava a deteriorar.

Estaria predestinado?

A mãe de Frank, antes deste nascer, tinha confidenciado que gostava que o seu filho crescesse e desenhasse belos edifícios.

O artista desenhou mais de mil estruturas, e entre as mais conhecidas estão o famoso Museu Guggenheim em Nova Iorque, que posteriormente inspirou uma das suas casas, Westcoot House, a Robie House ou por exemplo o Johnson Wax Building.

Frank Lloyd Wright foi premeado no ano de 1949 com a Medalha de Ouro da “American Institute of Architecture” por toda a obra que desenvolveu e pela influência que teve na teoria e prática da Arquitetura.