A página dos «encarnados» é a mais ativa, mas é o Futebol Clube do Porto quem mais interage com os fãs. Tudo somado, os três grandes já totalizam mais de quatro milhões de likes no Facebook.

Tal como acontece na Liga Portuguesa, o Sport Lisboa e Benfica é o emblema português que ocupa, atualmente, o primeiro lugar na tabela classificativa do campeonato do Facebook. O estudo realizado pela E.Life Portugal, entre os dias 6 e 13 de março, revela que a página oficial do clube da Luz é a que tem o maior número de fãs, contando com 1,7 milhões.

Porém, o domínio das águias não se fica por aqui. A página oficial do Benfica é a mais ativa com 100 publicações efectuadas em apenas uma semana e é, de entre os dez clubes analisados, o mais mencionado. Só no período de análise, registam-se mais de 960 mil menções ao Benfica, que é seguido pelo FC Porto com 860 mil e Sporting CP com 840 mil menções.

Com quase 1,5 milhões de “gostos”, o FC Porto ocupa o segundo lugar na tabela, mas é o clube que mais interage com a massa associativa através da rede social. Durante o período de tempo analisado, na página dos dragões regista-se quase 250 mil interacções, entre likes, comentários e partilhas.

Em terceiro lugar, está o Sporting CP que regista a maior conquista de likes durante a semana do estudo. 34 mil pessoas clicaram “Gosto” na página oficial do clube, o que permitiu aos leões ultrapassar a fasquia de um milhão de fãs.

Académica é o “quarto grande” e Belenenses em destaque

De entre as dez páginas analisadas, a do Os Belenenses é a que mais se destaca quando o tema é Taxa de Engagement – métrica que relaciona o volume de interações com o número de posts e de fãs. Desta forma, a taxa de 0,638 por cento faz com que os azuis do Restelo liderem nesta categoria.

Bruno Esteves, um dos responsáveis pela página de Facebook “Os Belenenses” admite que o facto de a página dos «azuis do Restelo» ser a número um na Taxa de Engagement é porque “nenhuma pergunta fica por responder”. Desta forma, este espaço virtual torna-se “o ponto de encontro” entre os adeptos e a direção do clube.

Para além do Facebook, o Belenenses revela-se também muito ativo na interação com os adeptos através do Twitter, a cargo da SAD do clube e com uma hashtag própria: #tweetpastel.

Este estudo mostra também que a Académica é a quarta equipa no campeonato das redes sociais. Com mais de 75 mil fãs no Facebook, a Briosa deixa o Braga no quinto lugar, com quase 36 mil “gostos”.

Nuno Matos, um dos responsáveis pela página de Facebook da «Briosa» admite que o sucesso “é fruto de um trabalho elaborado pela Académica, que dá prioridade a este tipo de comunicação de aproximação com o público”. Por conseguinte, esta rede social torna-se “uma ferramenta fundamental para conseguir estar cada vez mais próximo daquilo que é a ambição do adepto: saber o dia-a-dia do clube”. Nuno Matos garante que a página oficial da Académica distingue-se pela “atualidade e contante mutação”, um autêntico “jornal online do clube”.

Destaque, ainda, para o Beira-Mar que é o único clube a militar no segundo escalão do futebol português, presente na tabela e a ocupar um honroso nono lugar neste top 10.