O segundo dia do Campeonato Nacional Universitário (CNU), na modalidade de Rugby 7, jogou-se no Estádio Municipal da Maia, esta quinta-feira, decidindo o pódio masculino. Durante a manhã, o CDUP enfrentou a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), vencendo por 24-7, e a Universidade Nova decidiu o segundo jogo contra a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 21-0. Após os resultados da manhã, o terceiro e quarto lugares decidiram-se ao início da tarde, no jogo renhido que juntou AEIST e AAC no campo e acabou por atribuir o bronze à equipa de Coimbra (12-19).

Para as 15h30 estava agendada a grande final da modalidade, disputada entre o CDUP e a Nova. Apesar dos gritos de apoio das bancadas, a equipa representante da UP acabou por perder o título para Lisboa, por 15-28.

Ausente esteve a equipa da AEFEUP, que não conseguiu passar além da terceira jornada.

“A medalha de ouro ficava-nos melhor”

Miguel Moreira, treinador da equipa masculina do CDUP, faz um balanço positivo do desempenho da equipa nos CNU: “Fizemos quatro jogos muito bons e tivemos quatro vitórias, só não conseguimos vencer a final por termos quebrado fisicamente”. O treinador acrescenta, ainda, que o último jogo foi tão renhido e difícil quanto o esperavam.

Também Francisco Marrana, capitão da equipa do CDUP, elogia o percurso da equipa no campeonato e garante que acabaram “de cabeça erguida, apesar de [terem] perdido na final”. “Acho que deixamos uma boa imagem da universidade”, acrescentou.

Para o ano, esperam conseguir brilhar e resolver a questão cromática da medalha ao peito. “Acho que a de ouro nos assentava melhor. Mas vamos trabalhar mais e pode ser que, para o ano, ela esteja mais douradinha”, diz Francisco. Miguel Moreira concorda e finaliza com um “Fica para o ano, sem dúvida”.

CDUP feminino arrasa na Maia

A equipa feminina representante da UP conquistou a medalha de ouro na fase única da competição disputada na Maia e marcada pela falta de comparência da equipa da AAC. Assim, a equipa do CDUP, mereceu o primeiro lugar, ao vencer todos os jogos que disputou contra o Instituto Politécnico do Porto (IPP), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV).

Além do ouro, o bronze também ficou no Porto, sendo atribuído ao Instituto Politécnico do Porto, e a medalha de prata foi entregue à equipa da Universidade do Minho.