Os “encarnados”, que derrotaram em duas mãos o AZ Alkmaar por 3-0, no agregado da eliminatória, têm agora o maior desafio da Liga Europa. A Juventus é a equipa mais cotada e tem a motivação extra de jogar a final no seu estádio.

A equipa italiana, bicampeã do seu país, caminha a passos largos para mais um título, com oito pontos de vantagem a seis jornadas do fim. Os comandados de Antonio Conte, antiga lenda do clube, foram eliminados da Liga dos Campeões (tal como o Benfica) num grupo com Real Madrid, Galatarasay e Copenhaga. Foram uma desilusão numa competição em que eram um dos candidatos, mas na Liga Europa têm um percurso sem mácula. Eliminaram Lyon, Fiorentina e Trabzonspor sem qualquer derrota.

3-5-2: Um sistema diferente

A Juventus é das poucas equipas que foge ao tradicional sistema com quatro defesas. António Conte organiza uma estrutura de 3-5-2 (ver imagem), comum no passado em terras transalpinas, mas um pouco posto de parte com o passar dos anos.

Os confrontos anteriores

Benfica e Juventus jogaram quatro jogos oficiais em toda a sua história. Os “encarnados” venceram três, e perderam um. Estes quatro jogos dizem respeito a duas eliminatórias a duas mãos: numa passou o Benfica (66/67) e, na outra, a Juventus (92/93).

Este sistema exige muita disponibilidade de cada jogador e implica ter protagonistas específicos para cada posição. Por exemplo, a existência de extremos é incompatível. A Vecchia Signora (a Velha Senhora), como também é conhecida, funciona como uma orquestra, onde Pirlo é o maestro. Todo o jogo desenvolve-se à volta dele, que tem sempre dois guerreiros ao seu lado no meio-campo, normalmente Pogba e Vidal, mas que tem como Marchisio uma alternativa válida, que alinha muitas vezes. A rotatividade de jogadores é uma constante na equipa de Conte.

Na baliza alinha o intemporal Gianluigi Buffon, um ícone da Juventus e da seleção italiana. À sua frente joga um trio que, normalmente, também alinha na Squadra Azzurra: Bonucci, Barzagli e Chiellini. Uma defesa possante que já joga de olhos fechados.

Nas laterais jogam, habitualmente, Lichtsteiner e Asamoah. São eles defesas e atacantes, simultaneamente, dependendo da situação de jogo, já que ocupam sozinhos as alas da Vecchia Signora.

Liga Europa: recordes

A equipa “encarnada” bateu, no jogo em casa frente ao AZ, vários recordes. Passou a ser a equipa com mais golos de sempre nesta competição, a equipa com mais vitórias e, Jorge Jesus, o treinador com mais vitórias.

Na frente, os habituais titulares são Tévez e Llorente. Jogadores de uma classe extrema e que são sinónimo de golo. No banco há ainda inúmeras opções, como Giovinco, Vucinic Quagliarella e Osvaldo.

O Benfica joga a 1.ª mão em casa, no dia 24 de abril, e desloca-se ao terreno da Juventus no dia 1 de maio, para a 2.ª mão das meias-finais. Na outra meia-final, o Sevilha, equipa que eliminou o FC Porto, vai defrontar o Valencia. Por isso, está garantida a presença de uma equipa espanhola na final da Liga Europa. A final está agendada para 14 de maio, na cidade de Turim.