Com o objetivo de estimular e promover a recuperação do património arquitetónico portuense, a Câmara Municipal do Porto (CMP) entrega o Prémio João de Almada que galardoa, desde 1990, os melhores projetos concluídos na cidade do Porto. A edição deste ano já foi lançada pelo Pelouro da Cultura.

O prémio, que terá o valor monetário de oito mil euros, poderá, no entanto, não ser entregue caso o júri considere que nenhuma das obras tenha mérito suficiente. Para além do galardão principal, poderão ser também atribuídas menções honrosas.

Na sua 15.ª edição, o painel de jurados será composto pelo vereador da cultura da CMP, Paulo Cunha e Silva, e representantes da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), da Faculdade de Arquitectura da UP (FAUP), da Ordem dos Arquitectos SRN, da Associação Municipal de Urbanismo e da Direção Municipal de Cultura da CMP e do arquiteto galardoado em 2010.

Nos últimos dez anos, o Prémio João de Almada premiou a Escola Secundária Clara de Resende (2012), o Palácio das Artes na baixa do Porto (2010), o Palacete Boaventura na Boavista (2006) e um edifício na Rua da Cerca (2004).

No concurso deste ano, o júri terá em conta os projetos concluídos entre abril de 2012 e abril de 2014. As candidaturas a concurso, abertas até 30 de abril, requerem o preenchimento de uma ficha de inscrição e a entrega do processo do projeto – quer pelo arquiteto responsável, quer pelo dono da obra.