João Ferraz e Emídio Maia são os dois estudantes do segundo ano da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) que realizaram um dos projetos vencedores do concurso “25 de abril: O futuro da democracia em Portugal e na Europa”.

O desafio proposto a jovens entre os 14 e os 26 anos, que frequentem o ensino secundário ou superior em Portugal, consistia em elaborar um ensaio sobre o futuro da democracia a nível português e europeu.

Ao refletirem sobre o futuro do país e da Europa, os jovens traçaram o seu próprio futuro. Os representantes dos projetos vencedores vão a Bruxelas assistir às atividades do Parlamento Europeu e conhecer os novos eurodeputados, após a tomada de posse do novo Parlamento.

No dia 28 de abril, os vencedores do prémio estarão Reitoria da Universidade do Porto para uma conferência sobre o trabalho. O antigo Presidente da República Ramalho Eanes, o reitor da Universidade do Porto, José Marques do Santos, e um representante do Parlamento Europeu, também participarão.

Além dos estudantes da Universidade do Porto (UP), também uma aluna da Universidade de Coimbra (UC) e dois estudantes do ensino secundário foram premiados pelos seus projetos.