A NASA lançou o desafio. No Dia da Terra, celebrado a 22 de abril, a agência espacial convidou todas as pessoas do planeta a sair à rua, tirar uma selfie onde quer que esteja, e partilhá-la com o resto do mundo. O objetivo é criar um “Berlinde Azul”, como lhe chamou a NASA, ou seja, uma imagem do planeta Terra construída a partir das fotografias tiradas, criando assim a #GlobalSelfie.

Este evento foi pensado para encorajar a consciência ambiental da população mundial e, assim, reconhecer o valor das empresas que trabalham diariamente para proteger o planeta de problemas como as alterações climáticas, a subida do nível do mar ou falta de água potável.

Como surgiu o desafio

2014 é um ano importante para a NASA. Pela primeira vez em décadas, vai lançar num ano apenas, cinco missões de “observação da Terra”. Por essa razão, decidiu através da campanha “Earth Right Now” criar o evento #GlobalSelfie.

As 17 missões científicas da NASA que estão agora em órbita, fotografam diariamente o planeta a partir do espaço mas, para o Dia da Terra, a agência espacial quer uma imagem do planeta a partir do solo com retratos dos habitantes terráqueos.

Os interessados em participar podem tirar fotos em paisagens naturais (ver fotogaleria) e partilhar através do evento no Facebook, da página do Twitter, Instagram, Google + ou no grupo do Flickr com a hashtag #GlobalSelfie.

Para identificar melhor o lugar, pode-se fazer download da “placa” oficial da ação e usá-la durante a selfie para identificar o local. O resultado final vai ser mostrado em Maio.