Chama-se “bioblitz” e é a primeira vez que uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público acontece num jardim histórico e urbano. Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves.

Ao contrário de um inventário científico, limitado a biólogos e outros investigadores, o “bioblitz” é aberto a todos os que pretendam ajudar os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.

No dia 3 (das 14h às 24h) e 4 de maio (das 8h às 13h), vai ser possível acompanhar as sessões de inventariação dos vários grupos biológicos que envolve a anilhagem de aves, observação de morcegos e micromamíferos, procura de anfíbios, répteis, insetos, aranhas, árvores, plantas, líquenes e cogumelos.

No caso das Aves e das Borboletas é possível fazer monitorização autónoma. Para tal, basta levantar um kit, fazer inscrição online e registar os dados recolhidos.

Em paralelo vão decorrer oficinas em família dedicadas a cada espécie, conversas sobre biodiversidade e documentários. Está igualmente programado um concurso de fotografia digital e um jogo de perguntas sobre biodiversidade.