O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto lançou uma nova plataforma online que ajuda a gerir a relação com as cerca de 450 instituições de solidariedade social que apoia. O objetivo é simplificar os processos e conseguir uma maior optimização de recursos, redução de custos e melhorar a comunicação entre instituições.

O Banco Alimentar

O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto foi fundado em 1994 e tem como objetivo lutar contra a fome e desperdício alimentar na cidade. Esta nova plataforma vai ajudar um total de 90 mil pessoas que são apoiadas pelas associações em todo o distrito do Porto.

A plataforma online foi desenvolvida pela F3M – Information System, uma empresa portuguesa, e vai estar disponível 24h por dia, todos os dias do ano. As instituições só tem de inserir os dados das famílias que apoiam que possam ser importantes para a relação diária com o Banco Alimentar.

Estes dados ajudam à centralização da informação que permitem elaborar com maior eficiência os cabazes. Outra melhoria é a consulta da hora e data de entrega de cada cabaz. Esta plataforma também permite cruzar os dados de forma a evitar a duplicação de beneficiários e promove uma distribuição mais justa.

Comunicação, identificação e calendarização e cabazes são as três principais áreas deste projeto. O objetivo é gerir a comunicação entre cada instituição e o Banco Alimentar, centralizar o processo de registo de cada instituição de solidariedade e gerir as datas das deslocações dessas instituições ao Banco Alimentar.