A companhia é desconhecida, o menu é surpresa e o lugar é secreto, mas esses parecem ser os ingredientes certos para atrair clientes aos primeiros jantares, onde o segredo não está na receita.

A única garantia que os convidados têm é que a Guerrilha vai estar à mesa e a luta vai ser de faca e garfo, num jantar singular organizado pela empresa dinamarquesa “Silver Spoon”. Esta “agência de experiências gastronómicas” cozinha refeições e serve histórias à mesa – desta vez, conduzidas ao sabor dos prédios abandonados de Lisboa e do Porto.

Em cada jantar, uma receita artística

O projeto surgiu há cinco anos em Copenhaga, na Dinamarca, pelas mãos da norte americana Tiffany Ng e o que começaram por ser jantares com diferentes temas, chefs e menus a um preço acessível para jovens trabalhadores ou estudantes, são hoje eventos gastronómicos irreverentes espalhados pelas principais cidades da Europa.

Em cada jantar, uma receita artística ditada pelo conceito e espaço onde decorre. A iniciativa já ocupou uma igreja, um antigo bunker de guerra, uma garagem subterrânea, uma rua, um café, um museu e até uma livraria.

Em Portugal, o primeiro prato foi servido em janeiro e teve como palco a estação de metro do Terreiro do Paço, em Lisboa. Os próximos jantares foram marcados para a semana da Páscoa e não tem lugar à mesa quem planeia fazer jejum.

À mesa “sem gás” e com uma “sobremesa roubada”

A segunda edição dos Jantares Guerrilha serviu a primeira refeição no dia 15 de abril na zona da Lapa, em Lisboa. O local manteve-se secreto e apesar de se tratar de um edifício abandonado da cidade, os “ocupas” tiveram autorização do proprietário. A ementa era bastante sugestiva e para além de contemplar pratos com o nome “sem gás” ou “falido”, foi servida ainda uma “sobremesa roubada”.

Edifícios abandonados podem ter casa cheia

A segunda edição chega ao Porto nos dias 18 e 19 de abril e apesar do local ser anunciado apenas 24 horas antes do evento, o tema Squatting, (de ocupação de espaço em inglês) já dá pistas sobre a ementa.

Num comunicado lançado pelo Grupo Thema Hotels, parceiro do evento, sabe-se que “durante o recente lançamento da Silver Spoon em Portugal, a equipa teve a oportunidade de constatar o vasto número de edifícios em ruínas e abandonados, parte da paisagem da cidade de Lisboa” e por isso, espera que esse tema seja o ingrediente principal das conversas à mesa e alertar com este jantar para a importância da manutenção do património português.

Apesar da participação ser feita por convite, a mesa não é para todos porque há um número limitado de lugares e a seleção dos membros é feita através de um sistema de lotaria. Os contemplados pela sorte grande vão disfrutar de um “Jantar Surpresa Gourmet” composto por um menu de cinco pratos e o custo é de 80 euros por pessoa, com vinhos incluídos.

Os jantares Guerrilha “ocupam” a invicta pela primeira vez no dia 18 de abril e prometem colocar durante dois dias, os edifícios abandonados com a casa cheia.