Foi em 1992, no âmbito de uma parceria com a New York Fashion Week, que surgiu a primeira “Restaurant Week”. Esta edição inaugural tinha como objetivo aumentar as vendas nas épocas de baixo fluxo turístico na restauração. Hoje em dia, a iniciativa já se realiza em cidades como Madrid, Milão, Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo.

Em Portugal, a “Porto Restaurant Week” ruma à Invicta entre 1 e 11 de maio, e tem como objetivo a democratização do acesso à restauração de luxo, contribuindo, em simultâneo, para causas sociais. Desta forma, é possível comer em restaurantes como “Astória”, “Góshò” e o “Book” por apenas 20 euros. Dessa quantia, um euro reverte a favor de instituições de responsabilidade social, como o Movimento Mulheres de Vermelho e a AMI.

Os 14 restaurantes aderentes à iniciativa proporcionam o acesso à sua gastronomia, serviços e ambiente. Cada menu inclui entrada, prato principal e sobremesa, exceto bebidas. As opções variam desde pratos tradicionalmente portugueses, como bacalhau, até comida japonesa, como sushi. No site, os interessados podem consultar os menus dos restaurantes e ainda reservar mesas online.

Nas últimas duas edições nacionais, a “Restaurant Week” já serviu mais de 150 mil refeições e já atribuiu mais de 150 mil euros solidários.