Já não precisa de ser “rato de biblioteca” para viver rodeado de livros. Nesta quarta-feira, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, as bibliotecas municipais do Porto preparam-se para transformar as ruas da cidade em “estantes” e promover a leitura entre a população.

Para assinalar a data, o verbo “ler” vai conjugar-se no presente. “Eu leio, tu lês, nós lemos” vai inaugurar as comemorações do dia, no Metro do Porto. Os livros vão embalar viagens na voz de atores e passageiros, entre as 09h e as 12h e, da parte da tarde, das 16h às 19h. Nesta viagem ninguém vai sozinho. À mesma hora, poderão ser encontradas personagens e autores de livros nas carruagens do metro, que o convidarão a parar em várias histórias.

Por aí, à hora marcada

23 de abril
Estação de Metro da Trindade
“Poesia a Metro” – 09h às 12h; 16h às 19h.
“Personagens em Viagem” – 09h às 12h; 16h às 19h.

24, 28 e 30 de abril
Gabinete do Munícipe e Avenida dos Aliados
“Trocas? – Contrabandistas de Livros” – Gabinete do Munícipe: 09h30 e 11h30; 14h30, 16h30 e 18h. Avenida dos Aliados: 10h30 às 11h30; 15h30, 17h30 e 18h.

26 de abril
Biblioteca Pública Municipal do Porto
“Segredos Literários e Letras com Asas” – 10h às 12h; 14h às 17h.

26 de abril
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
“Mini-TROQUE” – 10h às 18h.

Contrabandistas. Eles andam aí!

Trocas? Nos dias 24, 28 e 30 de abril, o Gabinete do Munícipe e a Avenida dos Aliados vão ser invadidos por “contrabandistas” de livros. Será “troca por troca”, por isso, não se esqueça do livro com pó que já leu vezes sem conta. Quem sabe se o “contrabandista” não tem para lhe oferecer a história que está há tanto tempo para ler?

“Segredos Literários e Letras com Asas” prometem voar no próximo dia 26 de abril. Se é bom confidente e quer saber os segredos literários, a Biblioteca Pública Municipal do Porto está pronta a contar-lhe alguns através de um telefone-copo mágico.

Fora da linha, mas pelos ares, vários aviões de papel oferecidos aos visitantes prometem fazer descolar segredos entre as 10h e as 12h, e entre as 14h e as 17h.

No mesmo dia, os mais pequenos também vão poder trocar os livros de que já não gostam. Ou porque já são crescidos demais, ou porque já estão fartos das histórias do costume, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett dá a oportunidade, aos mais novos, de tomarem decisões crescidas com a atividade “mini-troque”, entre as 10h e as 18h.

Para além destas atividades, todos os dias, de 23 a 29 de abril, estarão abertas, entre as 10h e as 18h, bancas de troca no Museu Romântico, no Museu do Vinho do Porto, no Museu Guerra Junqueiro, na Casa do Infante, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Gabinete do Munícipe.

O objetivo das atividades promovidas pela Câmara vai no sentido de promover hábitos de leitura entre os portuenses, isto é, fazer contrabando de cultura e literacia.