À volta do mundo, esta quarta-feira, os escuteiros e escoteiros celebram o dia do patrono escolhido para a proteção do movimento. Dentro e fora da igreja católica, os ideais de Baden-Powell – fundador do movimento escutista – têm marcado presença na vida de milhões de jovens.

A Federação Escutista de Portugal é composta pela Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE). Na AEP os jovens são de várias religiões e denominam-se “escoteiros”, enquanto que, na CNE, os “escuteiros” são educados sob valores cristãos católicos e podem pertencer à modalidade básica (atividades em terra) ou à modalidade mar.

Alheios à diferença “o” ou “u” estão os valores de serviço, disponibilidade e obediência, que vão traçando o caminho dos que escolhem usar um lenço ao peito.