“Nós acreditamos que ler informação de forma digital deve ser uma tarefa fácil”. É assim que uma empresa start-up holandesa apresenta um software que promete ajudar a processar a informação de forma mais rápida e eficaz. O UseClark pretende revolucionar a forma como lemos e compreendemos a informação, ao destacar as palavras-chaves de um texto, consoante a velocidade de leitura selecionada pelo utilizador.

Em comunicado, um dos fundadores do UseClark, Mark Tigchelaar, afirma que “usar esta aplicação é como desenvolver uma memória fotográfica, uma visão de raio-x e a habilidade de ler duas vezes mais rápido”. Tudo porque “é uma tecnologia que combina velocidade e compreensão, permitindo uma experiência de leitura mais eficiente e eficaz”.

“Uma pessoa geralmente gasta cerca de três horas por dia a ler e a analisar informação. Para tornar as coisas piores, a maioria das pessoas só lê uma parte dos textos e não se lembra do que leu no dia seguinte”, acrescenta. Com o objetivo de revolucionar a experiência de leitura, o UseClark permite que o leitor processe a informação de forma mais rápida, uma vez que destaca e resume automaticamente os pontos mais relevantes de um texto.

No futuro, o software vai estar disponível como leitor de documentos (PDF, .Doc, ePub e HTML) para todos os browsers, tablets e smartphones. Para além disso, vai ser possível integrar a ferramenta diretamente em sites. Os mais curiosos já podem testar a aplicação através da versão “demo” disponível online.