A produtora fundada pelo francês Charles Pathé, em 1896, e que abriu a sua secção britânica em 1910, decidiu colocar no YouTube todos os seus vídeos. O vasto arquivo, de cerca de 82 mil vídeos, documenta maioritariamente o século XX.

A II Guerra Mundial, o Titanic, as primeiras tentativas de voo ou mesmo a construção do Empire State Building são algumas das imagens presentes no arquivo da British Pathé. Mas também há imagens do final do século XIX.

Da II Guerra Mundial é possível visualizar o bombardeamento de Hiroshima, ataques nazis no Canal da Mancha, ou até raides kamikaze japoneses no Pacífico.

Na América dos anos 30 construía-se o Empire State Building, para depois se lhe limpar as janelas. Na mesma época acontecia o desastre do dirigível Hindenburg, em Nova Jérsia, nos EUA.

Umas décadas antes, os irmãos Wright começavam a voar com sucesso. O mesmo não sucedeu com Franz Reichelt, que perdeu a vida ao tentar provar a qualidade do seu paraquedas. No século XIX, os bombeiros de Nova Iorque viam pela primeira vez a sua ação registada em vídeo.

Em terras de “sua majestade”, o Titanic saía para a viagem trágica, 11 anos depois do funeral da rainha Vitória. Há também ligação a Portugal: em 1926, o rei D. Manuel II, exilado em Inglaterra, inaugurou um hospital para crianças, 16 anos depois do fim da monarquia em solo luso.

Mas há muito mais para ver. São cerca de 3.500 horas de vídeo para explorar no canal de YouTube da British Pathé.