O presidente da Câmara do Porto quer a cidade com transportes durante 24 horas, à sexta e ao sábado, para satisfazer aqueles que saem à noite. Rui Moreira já colocou a questão nas mãos da concessão da Metro do Porto e da STCP, no sentido de assegurarem os transportes a tempo inteiro nesses dois dias. O JPN contactou a Metro e a STCP, a fim de perceber a posição que iriam tomar e se existem condições para o fazer, mas não obteve declarações.

A noite do Porto está a trazer muita animação à cidade e o autarca reconhece a importância da mesma. Contudo, existem problemas na noite que Rui Moreira reconhece e para os quais tem algumas medidas prontas, no sentido de os combater. O ruído e o estacionamento na via pública são os principais e já há muito que são discutidos.

Esta medida de servir a cidade com 24 horas de transporte, já utilizada noutras cidades europeias, seria uma forma de reduzir o tráfego e o estacionamento ilícito que ocupa todos os espaços vazios existentes. Exemplos disso são a antiga Cadeia da Relação, que, à noite, se torna um “parque de estacionamento”, ou a Rua de Cedofeita, que também serve para aqueles que se divertem estacionarem os seus carros. A hipótese de fechar algumas ruas ao trânsito nestes dias é uma opção em estudo, com a exceção dos moradores.

O ruído é um assunto que já está a ser tratado há muito tempo e, apesar da constante contestação nas reuniões camarárias de moradores, não tem ainda solução à vista.