Depois de mais de uma década repleta de livros, filmes, jogos e, até, mais recentemente, com o lançamento da plataforma Pottermore, o universo de Harry Potter continua a fazer as delícias dos entusiastas do jovem feiticeiro. Agora, um grupo de fãs decidiu tornar real o sonho de muitos aficionados: estudar na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

A “Hogwarts is Here” não é, claro está, uma verdadeira escola até onde podemos ir, mas antes um sítio web que funciona como uma universidade onde os alunos podem completar um curso de sete anos de escolaridade, como nos livros de Harry Potter.

Para ser aluno basta registar-se no site. Poderá até receber uma carta de admissão, caso uma coruja nunca lhe tenha trazido nenhuma. Depois poderá ser selecionado para entrar numa das casas dos alunos (Gryffindor, Ravenclaw, Hufflepuff ou Slytherin) e ganhar pontos para a sua equipa.

Não quer ter aulas?

Se, no entanto, não quiser frequentar a escola, pode utilizar a sua conta para navegar apenas pelo site e receber diariamente o “The Daily Owl”, um jornal escrito por outros estudantes. A “Hogwarts is Here” pretende também marcar vários eventos e competições durante o ano, para ajudar a criar “conteúdos interessantes”, de forma a atrair mais fãs de Harry Potter.

Após a seleção poderá começar o seu ano escolar e inscrever-se em disciplinas que terão a duração de nove semanas. A livraria ‘Flourish and Blotts‘ encarregou-se de digitalizar os seus manuais escolares para que a “Hogwarts is Here” lhe possa fornecer material de estudo.

E como nesta plataforma se leva a escola muito a sério, serão entregues uma série de trabalhos de casa, testes e exames para um grupo de “professores” o avaliar. No 1.º ano, estes trabalhos não têm data limite de entrega, mas a partir daí terá de cumprir os prazos para passar de ano.

Para completar este universo mágico, também o banco Gringotts aderiu à causa e conseguiu abrir cofres online. Cada aluno poderá, por isso, receber galeões (a moeda dos feiticeiros) de acordo com o seu desempenho académico, para depois conseguir comprar livros e materiais necessários às aulas, como caldeirões e até animais.