A partir do final deste mês de abril, arranca um novo projeto que irá promover a partilha de soluções para alguns problemas sociais como a pobreza, a carência de bens e a necessidade de cuidados especiais. A iniciativa “Dar e Receber” é lançada pela Entrajuda e pela Cáritas Portuguesa, num site que irá funcionar como uma espécie de motor de busca para a pesquisa de bens e serviços.

Quem precisar de procurar por equipamentos doados como, por exemplo, cadeiras de rodas, pode agora fazê-lo e com resultados mais eficazes já que o site agrega todas as doações feitas por empresas ou particulares. Se quiser contribuir para esta iniciativa, pode fazê-lo, procurando pelas instituições com mais carência de bens e equipamentos. Pode até filtrar a sua pesquisa à sua área de residência ou população-alvo pretendida.

Ser voluntário

Para além das doações, pode também ser voluntário nesta iniciativa. O site permiti-lhe, por isso, procurar por locais que tenham uma maior necessidade por apoios deste tipo. Os inscritos no voluntariado terão ainda ações de formação e poderão integrar equipas para animação e acompanhamento de pessoas carenciadas.

Para Isabel Jonet, Presidente da Entrajuda e do Banco Alimentar, este “é um projeto que pretende mudar atitudes e incentivar a cultura da participação cívica”, como conta ao Público. Jonet diz ser necessária uma resposta mais alargada, uma vez que “não são já suficientes as soluções que as entidades da economia social, de forma isolada, conseguem oferecer com os recursos disponíveis”.

Por agora, a iniciativa funcionará em apenas cinco dioceses – Braga, Évora, Setúbal, Vila Real e Viseu -, escolhidas através do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, esperando-se mais tarde alargar a área de influência do projeto.

O “Dar e Receber” pretende ser um projeto para quem quer dar e quem precisa de receber, onde “o contributo de cada um, seja em alimentos, tempo, bens ou serviços, é precioso e deve ser aproveitado”, como acrescentou ao Público Eugénio de Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa.