Em prol da manutenção das pontes de algumas daquelas que foram consideradas como as mais românticas cidades do mundo, está em vigor uma petição que tem como objetivo retirar os cadeados pendurados nalgumas delas. Uma tradição que começou nas pontes “Pont des Arts” e “Pont de l’Archevêché”, ambas em Paris, e que rapidamente se estendeu a várias cidades um pouco por todo o mundo.

A petição “No Love Locks” foi iniciada por duas mulheres americanas residentes na capital francesa e tem como lema “Free your love. Save our bridges” (Liberta o teu amor. Salva as nossas pontes). Lisa Anselmo e Lisa Taylor Huff declaram que a tradição de selar juras de amor no gradeamento de uma ponte e lançar as chaves ao rio Sena deve ser considerado “vandalismo” devido à oxidação dos cadeados que polui o ambiente, bem como o peso que os mais de 700 mil cadeados (estimativa do jornal The Guardian) estão a colocar na ponte, o equivalente ao peso de 20 elefantes.

As autoridades parisienses apoiam esta petição. O presidente do sexto bairro parisiense, Jean-Pierre Lecoq, descreve inclusivamente a tradição dos cadeados como uma “loucura” e alerta para a possibilidade da queda de algum cadeado ou outro objeto da ponte que pode causar ferimentos num dos vários barcos que passam por baixo das pontes todos os dias.

Quanto aos turistas, as opiniões diferem. Os milhares de comentários na página de facebook do “No Love Locks” tanto são de apoio ao movimento como o questionam, sendo bastante variadas as razões que apoiam ambas as posições. Maioritariamente cada pessoa expõe o seu caso ou de algum familiar ou amigo.

O abaixo-assinado digital já recolheu mais de seis mil assinaturas e pode ser subscrito aqui.

A alternativa virtual

Em alternativa a colocar um cadeado numa das pontes da capital francesa e lançar a chave ao rio Sena, os casais apaixonados podem enviar um cadeado virtual. Através do site Love Master Lock pode escolher qual o cadeado que pretende enviar e escolher uma ponte em Paris, Nova Iorque, Londres, Veneza, Praga ou Sidney.
É ainda possível gravar uma mensagem no cadeado, tal e qual como faria no caso real.

No final, tanto remetente como destinatário recebem um e-mail de confirmação do envio do “cadeado do amor”, para poderem ambos ver a localização virtual do mesmo.