As “águias” foram a Turim, que também será o palco da final, defender o resultado da 1.ª mão (vitória por 2-1) e conseguiram um empate sem golos que garantiu a passagem ao jogo decisivo.
Com 41 mil “tiffosi” da Juventus na bancada, a “Vecchia Signora” tomou conta do jogo e tentou o assalto à baliza de Jan Oblak mas sempre sem resultado.

Vai faltar tango na final

Enzo, Salvio e Markovic estão fora da final. Enzo e Markovic foram expulsos durante o jogo. O camisola 35 foi expulso por acumulação de amarelos e o sérvio fica afastado devido a um vermelho direto, quando já estava no banco, depois de uma confusão com Vucinic, jogador da Juventus que também foi expulso. Salvio estava em risco e viu o “temido” amarelo que o afasta da final.

O Benfica, comandado pelo capitão Luisão, esteve sempre seguro e organizado a defender e foram raras as vezes que foram ultrapassados. No meio-campo Enzo e Ruben Amorim foram uns verdadeiros operários quer na ajuda defensiva quer na saída em contra-ataque. Os quatro atacantes (Lima, Rodrigo, Gaitan e Markovic) viveram uma noite de esforço e foram mais as vezes em que estiveram em missão defensiva, mas fizeram-no de forma eficaz. Foram 11 guerreiros em campo apoiados por cerca de 2500 adeptos do Benfica.

O Benfica ainda sofreu dois contratempos ao longo do jogo, Enzo Pérez foi expulso na segunda parte e Garay, mesmo no final, saiu lesionado deixando os “encarnados” apenas com nove. Apesar disso, os jogadores das “águias” foram heróis e sofreram, sofreram, até chegar à 10.ª final europeia.

A 10ª final europeia

O Benfica vai disputar a 10.ª final europeia em 110 anos de história. Com este carimbo para a Turim, o Benfica para a ter 2 finais de Liga Europa para acrescentar a uma final da extinta Taça UEFA e sete finais da Liga dos Campeões.

Mas este histórico de presenças em finais não significa abundância de títulos europeus. Das nove finais já realizadas, o Benfica “apenas” venceu duas, curiosamente as duas primeiras que disputou. Em 1962, as “águias” conquistavam a segunda Liga dos Campeões consecutiva e estavam no topo da Europa, numa equipa onde brilhava Eusébio. A partir daqui, a maldição de Bella Guttmman (ver caixa) impôs-se e mais nenhum título foi acrescentado ao Museu em finais europeias.

A maldição de Bella Guttman

“O Benfica não voltará a ganhar uma final europeia sem mim”, disse o treinador húngaro que venceu com o Benfica as duas Ligas dos Campeões que tem no seu historial, na altura da saída do clube. O motivo desta frase foi a saída em conflito do clube por alegada falta de pagamentos de prémios.

Ainda nessa década, o Benfica disputou mais três finais europeias e podia mesmo ter feito três consecutivas. Em 1962/63 perdeu com o AC Milan, em 64/65 foi derrotado pela outra equipa de Milão, o Inter, e em 67/68 a sorte voltou a não sorrir frente ao Manchester United, desta vez no prolongamento.

O Benfica só regressou às decisões europeias na década de 80 com desaires na final da Taça UEFA com o Anderlecht (eliminatória a 2 mãos com derrota por 1-0 e empate a 1-1 na Luz) e em mais uma final de “Champions” na época de 87/88, derrota nos penalties com o PSV. Dois anos passados, os “encarnados” voltaram a encontrar o AC Milan com nova vitória italiana.

No século XXI, o Benfica só o ano passado esteve numa final, com nova derrota num jogo contra o Chelsea. Será que é este ano que a maldição de Bella Guttman vai ser quebrada?

Os parabéns nas Redes Sociais

Mal o jogou terminou foram muitos os ex-jogadores a darem os parabéns à equipa encarnada. Javi Garcia, David Luiz, Fábio Coentrão, ligados ao passado recente do clube, voltaram a congratular por mais um triunfo esta época. Lia-se “Parabens SL_Benfica !!! Este ano é nosso!! #CarregaBenfica !!” no twitter do espanhol.

Para além destes, Simão Sabrosa, ex-capitão do Benfica, sofreu em Espanha ao ver o jogo e no final deixou esta mensagem: “Espetacular. Grande atitude, uma verdadeira equipa. O glorioso está mais uma vez na final da Liga Europa. Parabéns a todos, lindo!”.

Destaque ainda para a mensagem de parabéns de Luis Suarez ao Benfica e a Maxi Pereira, “Parabéns ao meu amigo Maxi Pereira por estar na final!! Impressionante. Bem merecido!!”. Stefan Schwarz, jogador do Benfica entre 1991 e 1994, felicitou JJ e a sua tática, apelidando de heróis os jogadores “encarnados” na sua página do Facebook: “Nossos HERÓIS mostraram todas as capacidades que é preciso ter num grupo dentro/fora do campo!! Mister Jesus e o staff técnico mostram que são mestres na área de estratégia e técnico/táctico!! Jogadores humildes e com vontade de trabalhar para sempre servir o grupo!! PARABÉNS!”.