São conhecidos como sumos verdes e prometem mais vitalidade e energia. Depois de se tornarem uma moda lá fora, também se tornaram uma moda entre os portugueses que já passeiam na rua com um copo de sumo verde na mão. Para quem não quer fazer em casa, até já pode comprar fora, na Liquid, por exemplo. A loja, que no Porto está instalada na Rua do Almada, tem atraído os portuenses que querem experimentar os sumos detox e muitos acabam por se tornar fãs.

Mariana e José Manuel Costa são primos e são os gestores da Liquid Porto. Mariana conta que viveu em Lisboa durante cerca de um ano e era cliente assídua da loja da capital. Quando soube da ideia da marca de se expandir até à cidade Invicta começou logo a ponderar o local ideal.

Se no início as pessoas entravam por curiosidade, a loja já conquistou os portuenses. “As pessoas vem muito com a ideia de que os sumos detox são para emagrecer, mas eu gosto de clarificar que a ideia é mesmo desintoxicar o organismo”, explica Mariana Costa, “é por isso que se baseia em frutas e vegetais, que são as maiores fontes de vitaminas e minerais”.

Os primeiros adeptos no Porto

Foi a curiosidade que levou Leonor a visitar a Liquid. “Vim aqui uma vez experimentar, gostei e depois quis começar a experimentar outros sabores”, conta a advogada. Apesar de não gostar do fator preço, continua a frequentar a loja todos os dias a meio da manhã porque gosta “das consequências de beber estes sumos”. “Sinto-me melhor”, assegura.

Luís Lira experimentou estes sumos na Liquid, mas agora é em casa que tenta ser mais saudável. Estar “muito na moda” foi uma das razões que o levou a experimentar, mas o estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) preferiu informar-se primeiro sobre “os benefícios destes sumos antes de começar a tomar”.

Para o estudante da FDUP começar o dia com um sumo detox só tem aspetos positivos: “Desde logo tenho uma sensação de saciedade muito mais prolongada. Além disso, noto que tenho mais energia e isso acaba por influenciar a minha boa disposição”.

Quando os sumos são levados ao extremo

No passado dia 7 de abril, porém, foi noticiada a morte de Peaches Geldof e a dieta à base de sumos detox foi apontada como a causa da morte da jornalista. Este foi um dos temas com que Mariana Costa, gerente da Liquid no Porto, abordou como uma preocupação. O consumo exclusivo deste tipo de bebidas por mais do que o tempo indicado nos planos detox é prejudicial à saúde.

Sílvia Pinhão é nutricionista e professora na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e tem uma posição contra os sumos detox. “No meu ponto de vista não traz grandes benefícios, obviamente que são bebidas que são riquíssimas em inúmeras vitaminas, mas que na realidade se nós tivermos uma alimentação variada, não precisamos delas para nada”.

Também os programas detox, que podem durar entre um e três dias, tem tido cada vez mais adeptos. Mas para Sílvia Pinhão estes programas são uma perda de tempo porque a nutricionista acredita que não compensa a fome que se tem: “Pode ter algum benefício em termos intestinais e perda de peso, mas não vai emagrecer como é o objetivo e parando este tipo de alimentação, vai voltar ao normal”, diz.

A nutricionista aconselha a que estes sumos não sejam vistos como uma forma de alimentação, mas sim como um complemento a uma alimentação equilibrada que pode ser ingerido a qualquer hora do dia por qualquer pessoa.