O festival Corpo + Cidade vai levar a dança contemporânea e as danças urbanas às ruas do Porto, ao longo de cinco dias. O 1.º Festival de Performance Urbana é uma produção do Centro de Artes Performativas Balleteatro e arranca a 7 de maio.

O primeiro dia do festival conta com a performance de improvisação Um Coreodrama na Sonosfera, no Passos Manuel. A organização descreve a atuação como uma peça “sem clímax ou qualquer intenção de atingir um fim; sem movimento ou direção definidos”. À performance que dá inicio ao Corpo + Cidade, segue-se a apresentação do programa do festival.

No dia 8 de maio, o evento passa pela Avenida dos Aliados e pela Praça D. João I. As atuações estarão a cargo de Pedro de Passos, da Momentum Crew, de Isabel Barros. O dia termina no edifício AXA, com a coreografia Furniture Riot, de Joclécio Azevedo.

Também a estação de metro da Trindade vai ser transformada em palco. A 9 de maio, o espaço recebe as performances Na alTura , de Valter Fernandes, e O Gesto e o Vento de Bruno Silva. No mesmo dia, O Baile, do brasileiro Ricardo Ambrózio, chega à Avenida dos Aliados.

A Praça dos Leões vai ser o centro da atenção no quarto dia do festival. Em frente à Reitoria da Universidade do Porto, poderão ver-se atuações de Zoogang e de Flávia Tápias (Brasil). À noite, a arte do Corpo + Cidade chega ao Teatro Municipal do Campo Alegre sob a autoria de Mariana Tengner Barros.

No último dia do 1.º Festival de Performance Urbana, o Teatro do Campo Alegre recebe Dido e Eneias, de Né Barros e Filipe Martins, um filme integrado na série “A cidade e as suas coreografias”. A festa Corpo + Cidade marca o fim dos cinco dias de artes performativas, no Passos Manuel, às 24h.

O programa detalhado e os horários do festival podem ser consultados na página do Balleteatro.