A partir das 09h desta sexta-feira, 9 de maio, a linha telefónica 808 202 517 estará aberta para receber as inscrições dos utentes interessados em realizar uma avaliação gratuita da saúde da pele, no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto).

European Euromelanoma

A campanha pan-Europeia Euromelanoma tem vindo a promover a prevenção do cancro da pele desde 1999. Começou na Bélgica e já marca presença em 29 países, desde a Suécia, Chipre, Malta, Irlanda, Rússia e muitos outros países europeus. Formada por dermatologistas voluntários, a organização começou por fazer apenas rastreios de pele gratuitos, mas tem vindo a apostar na informação e formação acerca do tema.

O Dia do Euromelanoma, a 14 de maio, está integrado numa campanha pan-europeia, que envolve 29 países com o objetivo de dar informação a toda a população sobre o cancro de pele, o diagnóstico precoce e respetivo tratamento. Para além da sensibilizar a população acerca dos cuidados a ter com o sol, os rastreios tornam possível detetar precocemente as lesões cutâneas, que podem estar na origem de problemas oncológicos. Por exemplo, em 2013, na mesma campanha, o IPO-Porto detetou 12 casos de doenças de pele, nos 110 rastreios que realizou.

Também no dia 14 de maio, além da iniciativa das avaliações gratuitas, a Clínica de Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO vai realizar, no auditório principal, a partir das
15h, uma ação de sensibilização com estudantes do ensino secundário. O objetivo é alertar os jovens para os cuidados a ter com a pele e a exposição solar.