Depois de um inverno em que o mau tempo provocou prejuízos elevados, a Câmara Municipal de Almada decidiu criar um novo festival de verão: o Sol da Caparica. O objetivo, disse Joaquim Judas, presidente da Câmara, à Lusa, é “valorizar aquela zona balnear”, dinamizando-a na época alta.

O festival decorrerá de 14 a 17 de Agosto, a poucos metros das praias de Santo António, no Parque Urbano da Caparica, e contará com a atuação de mais de 30 artistas. Distingue-se de muitos outros festivais principalmente pela forte aposta em nomes portugueses e de países lusófonos. António Zambujo, Capicua, Buraka Som Sistema, Dead Combo, Diego Miranda, Frankie Chavez, Expensive Soul, Deolinda, Rita Redshoes e Gabriel, o Pensador são alguns dos nomes do cartaz.

Mas nem só de música se fará o festival. Também o surf e a cultura urbana servirão de entretém aos festivaleiros. Entre as dez horas diárias de concertos, serão projetados filmes criados especialmente para o evento pela Monstra – Festival de Animação de Lisboa e haverá uma exposição de caixotes do lixo grafitados por writers nacionais.

O bilhete diário custa 15 euros e o passe de 4 dias 35 euros. Domingo, último dia do festival, o cartaz é dedicado aos mais novos, com atuações do Avô Cantigas, Canções da Maria e João Ratão. Nesse dia, o bilhete tem o preço simbólico de dois euros.