Passear pelas ruas do Porto ou de qualquer outro lugar de headphones postos pode trazer alguns prejuízos. Os sons envolventes perdem-se com a música muito próxima dos ouvidos e eis que a experiência sensorial não fica completa. Por isso, para que a música não atrapalhe os sentidos, Pedro Filipe e João Oliveira apostaram num conceito inovador de urban wear que permite caminhar, com banda sonora, sem provocar alheamento: a camisola com colunas incorporadas no capuz.

A ideia surgiu em 2010 e a EarBOX – empresa propriamente dita – nasceu em novembro de 2011, pelas mãos (e cabeças) de Pedro, licenciado em design, e João, engenheiro têxtil. Juntos, os dois amigos de Braga desenvolveram o produto a pensar atingir a “simbiose entre movimento e música”, através da fusão das novas tecnologias com a arte. As peças vêm, pois, com colunas integradas e são feitas de materiais 100% nacionais. Diz João Oliveira que é usada cortiça na proteção das colunas não só pelo lado estético mas também pela impermeabilidade e pela qualidade acústica que proporciona.

A start-up portuguesa fechou 2013 com mais de duas mil peças vendidas e está agora a apostar na internacionalização.

Valorizar a cultura urbana

Susana Luzir é embaixatriz oficial da EarBOX. A fotógrafa, licenciada em Educação Física e Desporto, tem 34 anos e diz não fazer da fotografia uma forma de ganhar dinheiro. Fá-lo porque gosta e porque com ela arranjou forma de dar visibilidade à cultura urbana, ainda algo marginalizada. O projeto de Susana, intitulado Freestyle Spirit, baseia-se em fotografar pessoas que realmente se enquadram no mundo das artes e tendências urbanas.

Foi por se identificar com este conceito que a EarBOX a convidou a juntar-se ao projeto e a ficar responsável por toda a parte fotográfica da empresa. O primeiro contacto deu-se no evento internacional de hip-hop EuroBattle e, a partir daí, foram já mais de 20 os atletas que colaboraram com a EarBOX, por intermédio da fotógrafa. Aos artistas, como Rita Spider (bailarina do Cirque du Soleil) e André Venda (atleta de handcycling), para além de espaço para se darem a conhecer, a empresa fornece também roupa.

A Susana acrescentam-se outros embaixadores, todos eles ligados ao cada vez maior (mas ainda assim paralelo) universo da arte e tendências urbanas: do rap português Malabá Da Gun e Allen Halloween, do grafitti Robô Primeira Arte, B-Boy Lone (breakdancer) e dB (produtor musical), para além dos muitos Youtubers.