A febre das fotografias nas redes sociais já não é de agora, mas tem-se intensificado e parece ter vindo para ficar. O fenómeno está mesmo a ser analisado entre os especialistas. No mês passado, um estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), juntamente com especialistas do eBay Research Labs e do DigitalGlobe, divulgaram o estudo “O que torna uma imagem popular?” numa conferência sobre Internet.

Os especialistas analisaram a cor, textura, conteúdo e contexto de mais de dois milhões de fotos na rede social Flickr e contaram o número de vezes que foram vistas. Desta forma, descobriram quais os fatores que levam uma foto à fama ou ao esquecimento.

Armas, minissaias, bikinis, sutiãs e chávenas têm “um forte impacto positivo” na popularidade de uma foto. Entre os objetos e animais que tiveram um “impacto positivo médio” estão pandas gigantes, basquetebol, joaninhas e arados. As fotos com impacto positivo baixo são as que mostram javalis, carroças e placas solares, entre outros. E há também as fotos com impacto negativo, que incluem espátulas, portáteis, carrinhos de golfe e desentupidores.

Os investigadores também descobriram quais são as cores que mais atraem as pessoas. “Observamos que, em média, as cores mais azuladas e esverdeadas tendem a ter importância menor quando comparadas com as cores mais avermelhadas”, escrevem.

Conselhos para todos os “gostos”

Os autores do estudo deixam outras sugestões para aumentar a popularidade das fotografias, como colocar figuras humanas na imagem ou, pelo menos, um ponto de foco bem definido. “Podemos observar que objetos semanticamente importantes, como pessoas, tendem a contribuir positivamente para a popularidade de uma imagem. Cenas abertas com pouca atividade tendem a não ser populares”, conclui o estudo.

Além de avaliar o que torna uma foto popular, os investigadores também lançaram uma ferramenta online que permite que os fotógrafos testem as hipóteses de uma imagem ganhar popularidade na web mesmo antes de a publicarem. A pontuação mede-se numa escala de zero a sete. Se a foto ficar com uma pontuação média, de quatro, poderá conseguir 16 visualizações por dia.

No entanto, os autores explicam que a avaliação não é exata. A ferramenta é falível, pois reconhece apenas mil objetos e não mede o impacto das imagens de celebridades. Os especialistas aconselham os utilizadores a analisar as pontuações de várias imagens antes de escolherem a que vão publicar.