O FC Porto entrou para a temporada de 2013/2014 como tricampeão nacional e como principal favorito a festejar no final do campeonato. Com a saída de duas peças fundamentais da equipa, João Moutinho e James Rodríguez, os “dragões” reforçaram-se e em peso. Entraram nos quadros do clube dez jogadores para reforçar todas as zonas do terreno e também se verificou uma grande aposta no mercado nacional.

Mas, desde cedo, essa aposta revelou-se pouco eficaz. Bem como a aposta no novo treinador, Paulo Fonseca, que, no início, apesar dos resultados positivos, orientava uma equipa com índices exibicionais baixos. Os resultados foram piorando e as exibições nunca foram convincentes para a massa associativa azul e branca e Paulo Fonseca apresentou não uma, não duas, mas sim três vezes a demissão. A dois meses do final da temporada, o ex-técnico do Paços de Ferreira viu aceite o pedido de rescisão e Luís Castro, na altura técnico da equipa B, assumiu o controlo da equipa.

Mas pouco ou nada mudou. Com três provas ainda por discutir – Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa -, o Porto desiludiu nas três. Foi eliminado pelo Sevilha nos quartos-de-final da Liga Europa e pelo Benfica na Taça de Portugal e na Taça da Liga, mesmo jogando três vezes contra dez jogadores, nas três eliminatórias.

O pior campeonato da “era” Pinto da Costa

Quanto ao campeonato, a quatro jornadas do final, a revalidação do título era já uma luta inglória, com o Benfica a assegurar uma larga vantagem de 15 pontos e, a duas jornadas do fim, o Porto já não podia almejar mais do que o terceiro lugar. Este terceiro posto na tabela classificativa acontece apenas pela terceira vez em 32 anos de presidência de Pinto da Costa.

Com a derrota em Olhão, na penúltima jornada do campeonato, o emblema azul e branco obteve o pior registo no campeonato desde o início da “era” Pinto da Costa, em 1982, alcançando apenas 61 pontos. Para trás fica a péssima época de 2004/2005, com 62 pontos amealhados e três treinadores a passarem pelo banco do Dragão.

Para além disto, esta é apenas a segunda época desde 1982 em que o FC Porto não conquista um título em toda a campanha. O pior registo no campeonato e uma época de dissabores e fracassos fazem deste ano um ano para esquecer para o emblema azul e branco.