O LinkedIn até podia ser uma rede social como outra qualquer. Mas o seu propósito profissional faz com que se torne numa aposta para jovens que procuram emprego. O primeiro passo passa sempre por criar um perfil, mas como chamar a atenção de quem interessa acaba por ser mais difícil.

Pedro Caramez é conhecido como o guru do LinkedIn. Com um livro publicado sobre o tema – Como Ter Sucesso no LinkedIn – Caramez afirma que nesta rede social “há apenas uma finalidade única de se promoverem a si próprios enquanto profissionais e conseguir criar e construir uma boa rede de contactos profissionais”.

Luís Graça é formador do webinar “O LinkedIn na procura de novo emprego” da Zona Verde. A ideia de criar esta formação surgiu com os números da taxa de desemprego nacional: “Nesta altura de crise, com o desemprego em números elevados e com a quantidade de currículos que recebemos temos vindo a detetar uma procura enorme por competências ou por cursos que dêem competências para pessoas que estão atualmente desempregadas”.

Os dois especialistas concordam na importância que o LinkedIn pode ter na procura de um emprego. Luís Graça define esta rede social como “uma montra das competências das pessoas”. Para Pedro Caramez funciona como “um espaço de aprendizagem”, onde os jovens licenciados podem entrar em contacto com o mercado de trabalho onde querem atuar.

A altura ideal para dar os primeiros passos no LinkedIn é durante o período de formação académica, já que este funciona como “um Curriculum Vitae”, como refere Luís Graça. Mas Pedro Caramez chama a atenção para a necessidade de ganhar experiência para preencher este currículo, “em atividades de voluntariado, em organizações, sejam associações de estudantes ou outro tipo de organismos que vão de alguma forma desenvolvendo atividades, palestras e seminários”.

“Mostra-me o teu perfil do LinkedIn e eu dir-te-ei quem és”

As palestras da Zona Verde são um exemplo de como cada vez mais jovens tentam rentabilizar o perfil da rede social: cerca de 80% dos participantes tem entre os 18 e os 26 anos. Os especialistas falam de conselhos básicos que podem levar ao sucesso do perfil.

A fotografia é um desses aspetos, pois é das poucas imagens que podemos mostrar na rede social. Para Pedro Caramez “esta deve ter uma finalidade séria e profissional”. Não ter uma foto indicada para a procura de trabalho acaba por ser um dos problemas de muitos perfis.

O passo seguinte é a criação de uma boa rede de contactos: “É o chamado networking, que é feito também por interação das pessoas que tem o perfil dentro de áreas como grupos temáticos”, como afirma Luís Graça. Caramez explica que “desenvolver uma boa rede de contactos passa por envolver os colegas de escola, os colegas de faculdade, passa por perceber em que meios procuramos e queremos intervir e eventualmente iniciar o estabelecimento destas relações”.

Mais do que fazer do LinkedIn um curriculum online, é importante referir as “aspirações, incluindo aquilo que já são ou que possam estabelecer já as primeiras atividades de âmbito profissional”, avisa Pedro Caramez. O guru do LinkedIn fala também de tentar procurar experiências que possam enriquecer o seu perfil, sejam seminários ou ações de voluntariado. Este aspeto, realça Caramez, é mais importante para os jovens que ainda não tem qualquer tipo de experiência profissional.

Mas não são só as experiências que fazem um bom perfil nesta rede social. Tal como a foto de perfil que deve transmitir uma imagem profissional, “devemos ter sempre lá publicada uma frase que nos vende, nós temos de assumir ali naquele perfil a ideia de que nós somos um produto e que temos de nos vender”, como explica Luís Graça.

Por último é importante a forma como as pessoas se comportam na rede. “Construir e definir uma boa presença em termos de perfil, um perfil que mostre e demonstre claramente quem é este profissional que está a tentar entrar no mercado de trabalho”, diz Pedro Caramez.

As redes sociais são cada vez mais uma aposta para aqueles que procuram emprego. Cuidar do perfil como se de um currículo se tratasse, com informações atualizadas e com um cariz profissional é indispensável para quem quer fazer do LinkedIn uma ajuda na procura de emprego.