Conhecer as histórias que fazem cada cidade. É esse o objetivo da Just in Time Tourist (JiTT), uma aplicação criada por uma empresa portuguesa.

A ideia de criar a iClio surgiu em 2009, pela mão de Alexandre Pinto, Joaquim Carvalho, Margarida Gomes e Ana Isabel Ribeiro. Todos eles trabalhavam na Universidade de Coimbra, como professores e investigadores.

O JiTT foi o primeiro produto criado pela empresa. A aplicação móvel funciona como um guia turístico à medida de cada utilizador, uma vez que fica à escolha dos turistas escolher se querem evitar alguns pontos da cidade que já conhecem. Nova Iorque, Barcelona e Paris foram os primeiros mercados a testarem outro idioma para além do inglês.

A escolha das cidades que fazem parte do JiTT é feita com base em dois aspetos: o número de visitantes que descarregam aplicações móveis e terem histórias para contar.

A iClio foi escolhida pela Portugal Ventures, uma operadora de capital de risco público, como o mais recente projeto a investir. A empresa contou com um investimento inicial de 100 mil euros e foi este investimento que a ajudou a ganhar visibilidade.

Quanto ao futuro, a iClio quer atingir mais de 100 aplicações até ao verão. O Mundial no Brasil não vai passar ao lado da empresa, que quer aproveitar a ocasião para lançar o JiTT nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, que vão servir de experiência no mercado latino-americano. Neste momento, a iClio já está no mercado dos EUA, Canadá e em todos os países anglófonos.

A aplicação portuguesa está disponível da loja da Google, Apple e Amazon. Lisboa e Porto, apesar não se encontrarem no top 20 da empresa em relação ao número de turistas que descarregam aplicações móveis, são as próximas cidades a fazerem parte do JiTT.