A “EU Careers” volta a abrir vagas, desta vez para estudantes universitários que estabeleçam a ponte entre as carreiras que a União Europeia oferece e as universidades.

Os candidatos devem ter “excelentes capacidades de comunicação e uma grande rede de contactos” para conseguirem desempenhar este papel de “embaixadores de carreiras” junto das universidades. O objetivo é que os jovens universitários promovam as oportunidades que a União Europeia tem para oferecer de forma inovadora e criativa.

O trabalho passa por assistir a feiras de emprego, fazer apresentações para outros estudantes universitários, criar redes de prestação de informação dentro das universidades e monitorizar regularmente redes sociais como Facebook.

Para cumprir estas funções, o estudante tem de dedicar pelo menos duas horas por semana ao papel de “embaixador de carreira”, criar ou participar em pelo menos três eventos da “EU Careers”, falar regularmente com o coordenador responsável, participar em todas as formações oferecidas e apresentar um relatório de atividades.

Apesar do trabalho não ser remunerado, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) defende que os candidatos ganham “além de uma perspetiva internacional, uma posição de responsabilidade e desenvolvem habilidades de comunicação e apresentação”.

Antes de começar, os universitários selecionados recebem apoio e formação para saber como desempenhar as tarefas com sucesso. O curso de formação começa em outubro de 2014 e estão encarregues da função até setembro de 2015.

As candidaturas podem ser feitas até dia 23 de maio aqui.