Os programas de gestão e negócios da Universidade do Porto e Universidade Católica Portuguesa entraram no top das melhores 100 universidades, no primeiro ranking feito pela União Europeia.

Estas foram as únicas entidades nacionais a conseguirem um desempenho acima da média. A Universidade Católica conseguiu o 72.º lugar e a Universidade do Porto o 90.º, uma distinção que já se tinha feito ao longo dos últimos anos.

O ranking encomendado pela União Europeia ficou a cargo de um grupo de investigadores do Center for Higher Education da Alemanha e do Center for Higher Education Policy Studies da Universidade de Twente, da Holanda. Das listas de avaliação faziam parte 850 universidades de todo o mundo.

Universidades portuguesas na Europa

Para além deste ponto de avaliação existem outras duas tabelas da U-Multirank, em que as instituições de Ensino Superior portuguesas ficaram em posições medianas. Um dos aspetos é a Investigação, onde oito universidades portuguesas ficaram entre o 400.º e 450.º lugar.

A Universidade Técnica de Lisboa foi a melhor classsificada entre as universidades portuguesas, com a 404.ª posição, enquanto a Universidade do Porto foi a quinta melhor universidade portuguesa no ranking, a ocupar o 420.º lugar.

Entre estas duas instituções ficaram a Universidade Fernando Pessoa, número 409, a Universidade Católica, em 411.º lugar, e a Universidade de Lisboa, em 419.º.

O terceiro ponto de avaliação é o envolvimento económico das instituições de Ensino Superior. Apenas três universidades portuguesas fazem parte desta tabela: a Universidade Católica, em 208.º lugar, a Universidade de Aveiro, na 388.ª posição, e o Politécnico de Setúbal, a ocupar o 497.º lugar.

Investimento Europeu no Ensino Superior

A União Europeia decidiu fazer investimentos nos ranking das instituições de Ensino Superior, que tem crescido nos últimos anos e que é dominado por publicações internacionais. Neste primeiro ano fazem parte da listagem 850 instituições de um total de 80 países. Destas 850 universidades, 62% são da Europa, 17% são norte-americanas e 14% são asiáticas.

O objetivo é que, dentro de dois anos, a listagem das universidades tenha um total de mil instituições de Ensino Superior para serem avaliadas. O U-Multirank também disponibiliza uma ferramenta online onde qualquer utilizador pode criar a sua própria lista. Nesta ferramenta pode selecionar os critérios desejados a partir de um conjunto pré-determinado que pretende servir de apoio a todos os jovens europeus, aquando da decisão de formação de Ensino Superior que querem seguir.