“Spring On!” é o novo palco da Casa da Música, que se propõe a mostrar os novos músicos e projetos sonoros europeus. O projeto arranca já nesta sexta-feira com um ciclo de jazz, que termina no domingo.

No primeiro dia do ciclo, na Sala 2, pelas 23h, é o português Mané Fernandes, com o projeto Bouncelab, que vai marcar a batida. Com influências que vão beber ao hip hop e à eletrónica, as composições originais do guitarrista são marcadas pelo groove das improvisações. A fazer a ligação Portugal – França surgem os Papanosh, que tão bem usam o cenário underground nova iorquino, para uma criatividade em tempo real, no palco.

No sábado, 17 de maio, os portugueses Eduardo Cardinho e João Barradas Quarteto fazem as honras, pelas 21h. Apó ter recebido o Prémio Jovens Músicos 2013, o quarteto já dispensa apresentações. A este, sucede o trio norueguês Hayden Powell Trio, que se agarra ao blues numa sonoridade melódica.

No último dia, domingo, a noite começa às 21h, com o quarteto do percussionista Marco Santos, que vem apresentar um trabalho inspirado na emoção de viver. O quinteto da Marly Marques vem do Luxemburgo para encerrar o ciclo com uma sonoridade cheia de influências africanas, através do semba, e portuguesas, através do fado.

As tendências dos artistas em palco nascem de uma diversidade comum, num espírito bem europeu.